Hoje (17/5) é o último dia para os servidores responderem ao questionário disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) do 2º Censo do Poder Judiciário. A pesquisa é eletrônica e há perguntas sobre a instituição onde trabalham, informações funcionais e pessoais e a experiência profissional atual.
Com o 2º Censo do Poder Judiciário, o Conselho busca subsídios que orientarão políticas e ações dirigidas às pessoas que trabalham nas diversas unidades das instituições judiciárias brasileiras. O objetivo maior, segundo o CNJ, é aperfeiçoar a prestação de serviços à população.
A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) entende que todos os servidores devem responder ao Censo, ainda mais quando há diversas perguntas que podem reforçar a necessidade de alteração na resolução nº 481/2022 do CNJ, que determinou o retorno de 70% do efetivo dos servidores ao trabalho presencial.
Confira algumas das perguntas feitas pelo Censo:
Sinto que minha produtividade:
- É maior quando estou de forma remota
- É maior quando estou de forma presencial
- Indiferente
Qual sua preferência de trabalho?
- Prefiro remoto
- Prefiro presencial
- Prefiro híbrido, com parte da equipe em teletrabalho e outra parte presencial
- Prefiro híbrido, com adoção de rodízio (escala de trabalho)
- Não tenho preferência
O CNJ contribui para a melhoria da gestão e modernização do Poder Judiciário.
- Concordo totalmente
- Concordo
- Discordo
- Discordo totalmente
- Não sei informar
Para responder ao Censo acesse o link: https://formularios-dpj.cnj.jus.br/censo-do-poder-judiciario-servidores/.
Para servidores do TJDFT, deve ser utilizado o CPF e o código NWV6JDJX. O código é único para todos servidores do Tribunal de Justiça.
Os resultados do Censo ajudam o CNJ a melhorar as ações e políticas voltadas aos(às) magistrados(as) e servidores(as). É imprescindível que cada um(a) responda individualmente a este questionário.
De acordo com o CNJ, não haverá qualquer divulgação de dados individuais, mas apenas resultados agregados com base em resultados e dados estatísticos. Está garantido o sigilo das informações e o cumprimento da Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD).
O presidente da Assejus, Fernando Freitas, reforça a necessidade de que todos respondam ao Censo.
“Mais que conhecer o perfil dos servidores, é preciso que o Conselho Nacional de Justiça esteja mais acessível a ouvir os servidores e suas entidades representativas, em especial, nas matérias que afetam a vida dos servidores diretamente, a exemplo do Teletrabalho”, pontuou Freitas.
De acordo com o CNJ, são aproximadamente 285 mil pessoas que compõem o Poder Judiciário brasileiro e poderão responder a pesquisa, que também pretende identificar o que pensam sobre o ambiente de trabalho e sobre as políticas judiciárias em andamento.
São dois questionários disponíveis: um de 63 perguntas para magistrados; e outro de 48 questões para servidores. As respostas são objetivas, de múltiplas escolhas, e o tempo de preenchimento está estimado de cinco a dez minutos.
Nesse sentido, a Assejus reforça a necessidade de participação dos seus associados, em especial quanto à condução do Teletrabalho nos tribunais, segundo regra estabelecida pelo órgão nacional.
A última pesquisa, realizada em 2013, teve a adesão de 64% dos(as) magistrados(as) e 60% dos(as) servidores(as). O CNJ espera que, com a ampliação dos meios de comunicação nos últimos dez anos, seja possível superar esse percentual. A previsão é que, no próximo mês de setembro, sejam apresentados os resultados do censo.
O CNJ disponibilizará um portal que permitirá consultas de acordo com temas de interesse específico, conforme a preferência de cada usuário.
O 2º Censo do Poder Judiciário pode ser respondido até hoje pelo site: https://www.cnj.jus.br/censo-do-poder-judiciario/.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Assejus? Faça seu cadastro no “Assejus Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular:
Salve o número (61) 99868-8291 e envie um “olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df