Nesta quinta, 15 de outubro, comemoramos o dia daqueles que têm como missão educar. Os professores, tão importantes na formação individual e coletiva de uma sociedade, levam o conhecimento nos olhos e na alma. E não há idade para o aprendizado, não há limites para as asas do ensinar. A poetisa goiana e uma das principais contistas brasileiras, Cora Coralina, por exemplo, lançou seu primeiro livro aos 75 anos. Ela, certa vez, afirmou: “Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.
E os professores têm sido fundamentais na estrutura social, são responsáveis pela formação intelectual desde a educação infantil até o mais alto nível de graduação. O primeiro Dia dos Professores, segundo os historiadores, vem da época do Brasil Império. Em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I criou, por decreto, o Ensino Elementar no Brasil, e assim, instituiu escolas em vilarejos e cidades do país, regulamentou conteúdos básicos e um regime mínimo de trabalho aos professores. A data só foi oficializada em meados da década de 60, por meio do decreto nº 52.682, aprovado pelo então presidente João Goulart.
Muitas são as responsabilidades dos educadores e muitos são, também, os educadores que ajudaram na transformação da sociedade brasileira por meio da educação. Um dos mais respeitados nomes dessa mudança social foi o educador Paulo Freire, grande entusiasta do uso de uma metodologia não linear na aprendizagem. “Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes”, afirmava sempre o patrono da educação brasileira.
Para o presidente da Diretoria Executiva da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus), Juno Rego, a educação é um dos pilares de uma sociedade mais justa e, os professores, tornam os indivíduos mais cidadãos. “Queremos, nós Assejus, enquanto entidade atuante na luta por direitos mais igualitários, reforçar a importância daqueles que nos mostraram e nos mostram o caminho de luta por direitos. É dos professores o mérito de nossas conquistas. Os professores sempre serão os protagonistas primários das nossas lutas”, reiterou o presidente.
Para a 2ª Secretária do Conselho Deliberativo da Assejus – e também professora – Maria do Socorro Martins Lima, a valorização dos professores é fundamental na construção do desenvolvimento de uma sociedade. “Gostaríamos de destacar a relevância dos profissionais de educação em todos os contextos. Em todos os países do mundo, o avanço da educação é consequência da valorização dos professores. O desenvolvimento humano, a saúde e as condições de sobrevivência tem estreita relação com o nível de educação da população. Nesse sentido, é preciso comemorar, valorizar e criar condições de trabalho cada vez melhores para os profissionais da área de educação”, ressaltou a profissional.
A Assejus deseja a todos os responsáveis pela formação educacional dos brasileiros um feliz dia dos professores e das professoras. E que, mesmo em tempos de pandemia, com os saberes colocados à prova a todo momento, os professores conquistem mais respeito e valorização de todos e todas.