WhatsApp Image 2024 11 14 at 14.06.57

Oficiais de Justiça: ASSEJUS e FENAJUFE levam demandas da categoria em reunião com o desembargador Mário-Zam, corregedor do TJDFT

Nesta segunda-feira (11/11), o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS), Fernando Freitas, e as coordenadoras da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (FENAJUFE), Márcia Pissurno e Paula Meniconi, participaram de uma ampla reunião com o corregedor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa. A reunião teve o objetivo de debater pautas referentes aos oficiais de justiça, que têm procurado a ASSEJUS para solicitar apoio a importantes demandas, incluindo a necessidade de recomposição do quadro de servidores e melhores condições de trabalho.

Também participaram do encontro o juiz auxiliar da Presidência do TJDFT, Eduardo Henrique Rosas; a juíza auxiliar da Corregedoria, Monize da Silva; a chefe de gabinete substituta da Corregedoria, Cláudia Augusta Benevides; a secretária-geral substituta da Corregedoria, Juliana Seyffarth; o assessor jurídico da Corregedoria, Edvaldo Santos Guimarães Júnior; e o secretário de Administração de Mandados e Guarda de Bens Judiciais (SEAMB), Claiton Luiz Correa.

Defasagem e aumento da demanda

No início da reunião, o presidente da ASSEJUS, Fernando Freitas, agradeceu a honrosa recepção do corregedor, desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, que se dispôs a ouvir cada demanda pontuada pela entidade. Freitas ressaltou, com preocupação, que a Associação tem sido muito procurada por inúmeros servidores ocupantes do cargo de oficiais de justiça, que relataram situações gravíssimas quanto ao segmento da carreira. O presidente da Associação pontuou que, de abril de 2022 a setembro de 2024, a produtividade dos oficiais aumentou em 42%, mas o número desses servidores diminuiu, o que compromete a prestação jurisdicional.

Fernando Freitas destacou a importância de fortalecer o quadro de oficiais do TJDFT. “O que a ASSEJUS e a Fenajufe pedem é que o quadro de oficiais de justiça seja recomposto e que a força de trabalho seja proporcional ao número de mandados e também leve em consideração a complexidade do cumprimento de algumas medidas. Além disso, solicitamos a otimização das ordens para facilitar o fluxo de trabalho, o que certamente beneficiaria a prestação jurisdicional e equalizaria o trabalho dos oficiais”, explicou Freitas.

A coordenadora da FENAJUFE, Márcia Pissurno, apresentou dados relevantes sobre a situação dos oficiais de justiça, apontando o número de cargos vagos e a crescente demanda de trabalho. Ela enfatizou que “além dos cargos vagos, há 56 oficiais em abono de permanência, enquanto a produtividade do oficial aumenta a cada dia, acompanhada do número de processos, o que está gerando um aumento no adoecimento dos oficiais de justiça.”

Produtividade e bem-estar dos servidores

A também coordenadora da FENAJUFE, Paula Meniconi, ressaltou que o aumento na produtividade, embora positivo para o Tribunal, sobrecarrega os oficiais devido ao déficit de pessoal. “Conversamos com o corregedor sobre as estatísticas do próprio TJDFT, que mostram um grande crescimento no número de mandados distribuídos, o que aumenta a produtividade do Tribunal, mas o número reduzido de oficiais dificulta o atendimento adequado a essa demanda”, afirmou Paula. Ela alertou ainda para as consequências dessa sobrecarga. “Esse número reduzido resulta em adoecimento dos oficiais, o que prejudica o andamento do trabalho.”

Compromisso com a valorização dos servidores

Além das reivindicações específicas, os representantes das entidades enfatizaram a necessidade de um compromisso efetivo do Tribunal em valorizar e apoiar os servidores. Freitas mencionou que o presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Lopes Júnior, nomeou, recentemente, cerca de 20 novos oficiais. No entanto, segundo o presidente da ASSEJUS, esse número é insuficiente e não impactou de forma devida a correta divisão do trabalho, cuja demanda é crescente. É essencial que esse compromisso se reflita em uma ampliação mais significativa do quadro e em medidas que garantam um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

O encontro foi recebido de maneira positiva pelo corregedor, que se comprometeu a fazer uma atuação mais assertiva nos casos apresentados. “Sou defensor dos servidores. A Corregedoria está de portas abertas para ouvir as demandas da categoria. Nossos quadros são excelentes e não seria diferente com os oficiais. Já estive dos dois lados e sou favorável a que a justiça produza muito mais, com a correta divisão das forças de trabalho.”

A juíza auxiliar da Corregedoria, Monize da Silva, também ressaltou a importância do diálogo em favor dos oficiais de justiça. “Vocês estarem aqui já reflete a importância dos oficiais para o TJDFT. O Tribunal está sobrecarregado. A longo prazo, devemos ampliar a quantidade de servidores. É necessário propor a padronização dos mandados, definir fluxo por matérias, temas para aperfeiçoar a capacitação e evitar o retrabalho. Estamos disponíveis para trabalhar numa parceria saudável. A Corregedoria está disponível ao diálogo e, na medida do possível, melhorar o trabalho dos oficiais.”

O juiz auxiliar da Presidência, doutor Eduardo Rosas, explicou a dificuldade de nomeação devido às restrições orçamentárias e pontuou que a defasagem de servidores também ocorre entre técnicos e analistas. Todavia, afirmou que o diálogo está aberto e que os dados apresentados seriam levados à Administração para tomadas de decisões.

A ASSEJUS e a FENAJUFE continuarão a monitorar o andamento dessas reivindicações e a atuar em defesa dos oficiais de justiça e de melhores condições de trabalho no TJDFT.

WhatsApp Image 2024 11 14 at 14.07.08

Confira o vídeo com os informes da reunião:
https://youtu.be/o7GyvhjAJJ8

Ainda não é filiado à ASSEJUS?

Filie-se à entidade e tenha a maior rede de benefícios e convênios para servidores públicos.

Para formalizar sua filiação, basta procurar o setor de Cadastro da entidade no WhatsApp (61) 99968-7308 – opção 3, por e-mail: cadastro@assejus.org.br ou pelo telefone (61) 3103-7550.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.

Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.

Acompanhe também nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb

Tiktok: https://www.tiktok.com/@assejus

Facebook: https://www.facebook.com/Assejus

YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial

X: https://x.com/assejus_df

Flickr: https://www.flickr.com/photos/assejusdf

Kwai: https://k.kwai.com/u/@ASSEJUS/TKCmmv7E

LinkedIn: https://abrir.link/BGnTo

WhatsApp (ASSEJUS Notícias): https://whatsapp.com/channel/0029VaJ2cYGJf05cNq4mEH0n

Rolar para cima