O Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS) convida os associados da entidade para participarem de audiência pública a respeito do Capacitismo no Serviço Público. O evento, idealizado pela Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, será realizado no dia 11 de julho (quinta-feira), e foi requerido pelos deputados federais Glauber Braga (Psol-RJ) e Sâmia Bomfim (Psol-SP).
A audiência pública, que será realizada no plenário 8 da Câmara dos Deputados, tem como objetivo principal debater a realidade das pessoas com deficiência no serviço público. A ASSEJUS reforça que a atividade é necessária e oportuna para a construção de políticas públicas que contribuam para a transformação da atual situação de preconceito e exclusão enfrentada por esse segmento. A entidade ainda destaca que a presença dos servidores é fundamental para fortalecer a discussão sobre a realidade das servidoras e servidores com deficiência, uma situação que a maioria da população desconhece.
Segundo dados do “Disque 100”, em 2023, foram registradas 394.482 violações contra pessoas com deficiência, um aumento de 50% em relação a 2022. Esses números evidenciam a gravidade da questão e a importância de denunciar e combater tais violações.
“Participar dessa audiência pública é fundamental para mostrar nosso compromisso com a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência no serviço público. A presença de todos os servidores fortalece a luta contra o capacitismo e ajuda a construir um ambiente de trabalho mais justo e igualitário,” afirma Alan Coelho, diretor de Administração e coordenador do Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade da ASSEJUS.
O encontro contará com a presença de diversas figuras importantes no debate sobre inclusão e direitos das pessoas com deficiência. Entre os participantes confirmados estão:
- Isabella Leal, Diretora do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo (SINTRAJUD);
- Anna Paula Feminella, Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC);
- Luciana Viegas, Professora, ativista e fundadora do movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI) no Brasil;
- Rafael Faria Giguer, Escritor e Auditor Fiscal do Trabalho;
- Mariana Lúcia Agnese Costa e Rosa, representante do Instituto Cáue;
- Helga Maria Martins de Paula, representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).
Desde 2020, a ASSEJUS conta com o Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade, que tem como objetivo promover debates e orientar ações em prol da defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A audiência pública sobre Capacitismo no Serviço Público é uma oportunidade crucial para avançar na luta contra o preconceito e a exclusão das pessoas com deficiência. A participação dos associados da ASSEJUS são fundamental para fortalecer essa discussão e promover mudanças significativas no serviço público.
Ainda não é filiado à ASSEJUS?
Filie-se à entidade e tenha a maior rede de cobertura jurídica, com três grandes escritórios, para servidores públicos.
Para formalizar sua filiação, basta procurar o setor de Cadastro da entidade no WhatsApp (61) 99968-7308 – opção 3, por e-mail: cadastro@assejus.org.br ou pelo telefone (61) 3103-7550.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb
Tiktok: https://www.tiktok.com/@assejus
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df
Flickr: https://www.flickr.com/photos/assejusdf
WhatsApp (ASSEJUS Notícias): https://whatsapp.com/channel/0029VaJ2cYGJf05cNq4mEH0n