14 orquestra

Filho de membro do Conselho Deliberativo da Assejus recebe convite para cantar junto à Orquestra Sinfônica de Brasília

No mês em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, João Daniel, filho do membro titular do Conselho Deliberativo da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus), Eduardo Simões, foi agraciado com um convite pra lá de especial.

Diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos três anos de idade, João Daniel, atualmente com 17, foi convidado pelo maestro Cláudio Cohen a cantar na Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. A apresentação será realizada neste sábado (15/4), às 10h, no Teatro Plínio Marcos, localizado no Complexo Funarte e a Assejus convida a todos a prestigiarem esse talento.

João é também vocalista da banda de rock Hey Johnny. Ele se descobriu na música após o pai, Eduardo, matricular o caçula na musicoterapia. João gostou tanto da atividade, que logo o pai percebeu que aquele era o seu lugar.
.
“Percebi que o João tinha uma relação com a música, mas, inicialmente, a musicoterapia era apenas mais uma das atividades que buscamos para o desenvolvimento dele em virtude de sua condição. Porém, ele se revelou um grande sucesso e, hoje, fico muito orgulhoso em acompanhar os passos do meu garoto”, afirma Simões.

Ainda de acordo com Eduardo, João será o primeiro autista do Brasil a cantar com uma orquestra. Ele ressalta que essa conquista só foi possível com o apoio de dois grandes professores do jovem: Júlio e David Carvalho.

O conselheiro e servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Eduardo Simões, é pai de três filhos. Ele lembra que, no início, passou pela fase do “susto”, da dúvida e dos questionamentos. Mas, hoje, ele defende que o assunto deve ser amplamente discutido.

“Quando eu descobri a condição do João achei que seria uma parte muito triste da minha vida. Só que o que imaginei ser um peso, na verdade é a minha grande felicidade. Aprender e viver o autismo é parte da minha caminhada”, relata.

Ainda conforme Eduardo, iniciativas como a do maestro Cláudio Cohen são a verdadeira inclusão. Porque permitem que o autista esteja inserido no dia a dia da sociedade.

WhatsApp Image 2023 04 14 at 18.07.08

O membro titular do Conselho Deliberativo da Assejus, Eduardo Simões, e o filho João Daniel

Assejus é atuante na causa

Mais do que mencionar o tema, a Assejus defende a importância de ações práticas como meios de informação, conscientização e inclusão sobre o Autismo.

Desde 2020, existe na Associação o Núcleo de Inclusão à Pessoa com Deficiência, o qual abrange também às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Núcleo é um importante espaço para ouvir, debater e encaminhar ações para os problemas dos associados e associadas que são ou convivem e conhecem alguém com a condição. Outra ação relacionada ao tema e também desenvolvida pela entidade, foi a instalação de placas de atendimento preferencial nos postos de atendimento da Associação e no Clube da Justiça.

Também na Assejus, em dezembro de 2022, foi oferecido um curso de capacitação e aperfeiçoamento para os colaboradores da entidade. Na ocasião, os participantes tiveram um bate papo com a psicóloga, Shawana França, sobre o tema: “Conscientização sobre o autismo nos diversos âmbitos do atendimento”.

A palestrante é especialista em Neuropsicologia e em Intervenções Precoces no Autismo; além de possuir diversas certificações voltadas ao tema, a profissional enfatizou a necessidade de discussão e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todas as esferas.

No mesmo ano, a Assejus contratou, por meio do CESAM, uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Brasília, um menor aprendiz portador de TEA. Na entidade há onze meses, o jovem Uriel Nunes, trabalha diariamente, das 8h às 12h e desempenha com excelência funções administrativas em diversos setores.

Leia mais em: https://assejus.org.br/novo_2017/assejus-defende-importancia-do-debate-e-acoes-praticas-como-meios-de-informacao-e-conscientizacao-sobre-o-autismo/

Saiba mais

Musicoterapia – é uma intervenção baseada em evidências científicas que usa a música e seus componentes (melodia, harmonia e ritmo) para atender às necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais dos indivíduos. A musicoterapia também oferece caminhos de comunicação que podem ser úteis para aqueles que têm dificuldade em se expressar em palavras.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Assejus? Faça seu cadastro no ”Assejus Notícias”.

Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.

Acompanhe também nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb/

Facebook: https://www.facebook.com/Assejus

YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial

Twitter: https://twitter.com/assejus_df

Rolar para cima