O presidente da a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS), Fernando Freitas, e o segundo secretário-geral do Conselho Deliberativo e conselheiro da Comissão de Revisão e Atualização do Estatuto da entidade, Thiago Henrique Costa Sousa, prestigiaram, na sexta-feira (15/9), a solenidade de posse da juíza de Direito substituta do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Monize da Silva Freitas Marques. A cerimônia foi realizada no Espaço Flamboyant, na sede do Tribunal, em Brasília.
Servidora do TJDFT há 23 anos, Monize Marques ocupou os cargos de técnica e analista processual. A então juíza, promovida pelo critério de antiguidade, vai exercer a titularidade do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Ceilândia.
Além do presidente do TJDFT, desembargador José Cruz Macedo, compuseram o dispositivo de honra da cerimônia: o 1º vice-presidente do TJDFT, desembargador Angelo Passareli, o corregedor da Justiça do DF, desembargador J.J. Costa Carvalho, e o presidente da Amagis/DF, juiz de Direito substituto de 2º Grau Carlos Martins Filho.
Também prestigiaram a cerimônia: a Desembargadora Maria de Lourdes Abreu; o Desembargador aposentado Sebastião Coelho; os Juízes Auxiliares da Presidência, Luis Martius Júnior e Caio Brucoli; a Juíza Auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Marília Guedes; o Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Paulo Giordano; os Juízes Auxiliares da Corregedoria Eduardo Rosas e Clarissa Masili; magistrados, familiares e amigos dos empossandos.
Na ocasião, também foram empossados os juízes de Direito substitutos André Silva Ribeiro e Valter André de Lima Bueno Araújo.
Sobre a juíza
Coordenadora da Central Judicial do Idoso (CJI) desde outubro de 2012, iniciou sua jurisdição na 25ª Vara Cível de Brasília, atuando ainda em unidades jurisdicionais de natureza cível e criminal nas diversas Circunscrições. Atualmente, além da Central, coordena o 2º Núcleo Virtual de Mediação e Conciliação. É especialista em Direito Processual Civil e mestre em Gerontologia. Coordenadora do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para implantação da Política Nacional de Atenção à Pessoa Idosa no âmbito do Judiciário, aprovada por unanimidade pelo pleno do CNJ em 05/09/2023. Presidente das Comissões técnicas do TJDFT que culminaram na publicação da Portaria que instituiu o Cadastro Eletrônico de Voluntários para o Exercício de Curatela (CEVEC) no âmbito da Justiça do Distrito Federal e Territórios, bem como da Resolução que instituiu a Política de Gestão Intergeracional, estabelecendo princípios, diretrizes e instrumentos para a promoção do envelhecimento ativo e da capacidade de trabalho de magistrados, servidores e estagiários do TJDFT. Criadora da Oficina da Parentalidade Prateada, implementada pela Central Judicial do Idoso. Foi a 2ª Vice-Presidente da AMAGIS no biênio 2013/2014, Diretora Financeira da AMAGIS no biênio 2015/2016, além de membro fundadora do Instituto Parentalidade Prateada. É palestrante e autora de artigos sobre direitos do idoso e envelhecimento.
Em nome de todos os servidores do TJDFT e demais órgãos de justiça do DF, e da ASSEJUS, Freitas cumprimenta a juíza e deseja uma jornada de sucesso no Tribunal. “É com muita satisfação que prestigiamos a posse da juíza Monize, que é um exemplo de profissional dedicada, comprometida, focada e responsável. Sua trajetória de 23 anos no Tribunal representa tudo isso. Estamos felizes em poder compartilhar esse momento de ascensão da servidora ao cargo de juíza”.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb
TikTok: https://www.tiktok.com/@assejus
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df