19 encontro

Diretoria da Assejus marca presença no 81º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais em amplo debate sobre a Justiça Eleitoral

Nesta quinta-feira (19/5), o diretor Financeiro da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus), Aldo Ribeiro, representou a entidade na cerimônia de abertura do 81º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) DF.

Com as presenças do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, do governador do DF, Ibaneis Rocha, do presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador José Cruz Macedo, e do presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, a cerimônia reuniu em Brasília os chefes de 25 TREs de todo o país e autoridades do Judiciário brasileiro.

O encontro do colegiado acontece até esta sexta-feira (19/5) com foco nas iniciativas que contribuam para o aprimoramento da Justiça Eleitoral e dos serviços prestados pelos seus órgãos em todo o Brasil.

Na agenda, os participantes assistiram a uma palestra sobre a valorização dos servidores e debateram as deliberações propostas pelos diretores-gerais e pelos assessores de comunicação dos tribunais, inclusive no que se refere ao combate à desinformação. Também estão programados um tour por Brasília e um jantar na casa do governador Ibaneis Rocha.

Para o diretor Financeiro da Assejus, Aldo Ribeiro, o encontro é primordial na troca de experiências e no aprimoramento da prestação dos serviços da Justiça Eleitoral.

“Temos uma das mais modernas e céleres justiças especializadas: a Justiça Eleitoral. A Assejus acredita na essencialidade deste serviço e estará sempre contribuindo no melhor debate e nas oportunidades de elevação da aproximação dessa justiça com o cidadão. Ficamos honrados com o convite do presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, a quem agradecemos e colocamos sempre a entidade a disposição”, diz Aldo.

Anfitrião do encontro, o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, conduz os trabalhos do evento e afirmou estar muito feliz com a realização do encontro, que acontece pela terceira vez em Brasília.

“Estamos realizando, na nossa Casa, o 81° Coptrel, reunindo desembargadores de todo o Brasil, ou seja, a Justiça Eleitoral brasileira. O objetivo do Encontro é aprimorar os serviços eleitorais para a nossa sociedade. É defender os princípios, as prerrogativas e as funções institucionais da Justiça Eleitoral. É promover a integração dos Tribunais Regionais Eleitorais, porque somos uma só Justiça Eleitoral. Somos um braço, uma extensão do Tribunal Superior Eleitoral. Então nosso compromisso é único. Nosso Encontro também tem por meta desenvolver um estudo e um aprofundamento de todos os temas eleitorais que serão debatidos para as próximas Eleições, principalmente. Aqui no Distrito Federal nós não vamos ter Eleições para Prefeito e Vereador no ano que vem, mas vamos estar de plantão para orientar a população apresentar a sua Justificativa.”

O presidente TJDFT, desembargador José Cruz Macedo, também esteve presente e reverenciou os trabalhos realizados pelo TRE-DF, em nível regional, nacional e internacional. “É este Tribunal que faz as eleições em todo o mundo, encaminha a urna para cada um dos países que têm eleitores inscritos. Sintam-se acolhidos pelo Poder Judiciário. Sintam-se acolhidos por Brasília, que é uma cidade que é Patrimônio da Humanidade”, enalteceu o desembargador.

O ministro Alexandre de Moraes ressaltou o trabalho de cada um dos servidores do Judiciário para garantir eleições limpas no ano passado e se disse honrado de estar ao lado de magistrados que comandam os TREs por todo o país.

“Fiz questão de comparecer nesse 81° Coptrel, para parabenizar todos aqueles que participaram dessa questão da comunicação, da gestão e administração, mas principalmente parabenizar as senhoras e os senhores que presidiram e presidem os tribunais regionais eleitorais. Foi, no ano passado, e continua sendo, para mim, uma grande honra poder presidir o Tribunal Superior Eleitoral, mas tenho, ao meu lado, vinte e sete presidentes de tribunais regionais eleitorais que prezam, antes de tudo – independentemente dos posicionamentos pessoais – pela democracia. Prezam, antes de tudo, pela luta pelo Estado de Direito. Pelo orgulho de participar, de fazer parte da Justiça Eleitoral. E isso muito me alegra: prezam pela verdadeira doutrina da Justiça Eleitoral.”

19 encontro secundaria

O COPTREL

Fundado em 1995, em Florianópolis (SC), o Coptrel consiste em uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Assejus? Faça seu cadastro no “Assejus Notícias”.

Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um “olá” para confirmar.

Acompanhe também nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb

Facebook: https://www.facebook.com/Assejus

YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial

Twitter: https://twitter.com/assejus_df

Rolar para cima