08 mulheres da entidade opcao1

Dia Internacional da Mulher: Assejus celebra presença feminina na entidade

Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher foi oficialmente criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977. Contudo, desde o início do século XX, a data era utilizada por movimentos femininos para celebrar a luta pelos direitos das mulheres.

Para a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus), o Dia Internacional da Mulher não deve ser visto apenas como um momento para homenagear as mulheres com flores ou presentes, mas sim, de reconhecer a importância histórica da figura feminina e de se atentar às necessidades de ações efetivas para uma sociedade igualitária.

Na Assejus, a presença feminina representa mais de 70% (setenta por cento) do quadro de colaboradores. Além da parte administrativa, as mulheres da Associação ocupam cargos na Diretoria Executiva, como por exemplo: a diretora de Patrimônio, Maria José; a diretora de Assuntos Jurídicos, Gláucia Sena; a 2ª diretora de Assuntos Jurídicos, Mara Saad; a 2ª diretora de Administração, Elisabeth Cristina; e a 2ª diretora de Assuntos Socioculturais, Janaína Fernandes.

Já o Conselho Deliberativo (CD) tem como presidente a servidora aposentada Ana Cristina Pupe de Brito e como 1ª secretária Geral, Socorro Martins. Além delas, mais cinco mulheres fazem parte do Conselho como membro titular. São elas: Ely Fernandes, Elizabete Sales, Márcia Cristina, Deborah Aparecida e Flávia Gualberto. Essa última, engenheira elétrica por formação e integrante da Comissão de Obras da entidade.

Para o diretor de Administração da entidade, Alan Coêlho, ter dentro da Assejus mulheres ocupando cargos de chefia ou presentes em ambientes popularmente masculinizados é motivo de orgulho para a atual gestão. Ele ressalta que sabe que o desafio ainda é grande, mas que é confortável ver, aos poucos, a mudança acontecendo.

“Sabemos que a porcentagem de mulheres nos cargos de chefia no Brasil ainda é baixo, mas ter dentro da Assejus um percentual de mulheres acima de 50%, muitas delas em cargos de chefia e ocupando os mais diversos lugares é importante. Mostra que estamos no caminho certo”, diz.

No Dia Internacional da Mulher, a Assejus deu voz a parte das mulheres que estão presentes na entidade. A Associação perguntou como elas se sentem no exercício de suas funções e como acreditam que as Instituições podem colaborar para que a figura feminina ocupe, cada vez mais, lugar de destaque. Veja o que dizem as mulheres da Assejus:

Ana Pupe 1
Ana Pupe

A presidente do Conselho Deliberativo da Assejus, Ana Pupe, afirma que se sente à vontade para exercer a função na entidade. Ela reforça que os membros que compõem o CD são, em sua maioria, mulheres, mas que os homens são muito parceiros e que jamais houve qualquer problema em decorrência do gênero de cada um.

“O desafio de presidir o Conselho é enorme porque queremos sempre inovar e lutar por uma Assejus mais moderna e mais atuante na defesa dos direitos e interesses dos seus sócios, mas, em hipótese nenhuma, esse desafio foi maior porque sou uma mulher. Acredito que o fato de ser mulher é uma condição que facilita demais a manutenção de um clima mais doce, mais terno, mais delicado e mais empático. Trabalhamos juntos, buscando sempre o melhor para o associado e há muito respeito entre nós, pontua.”

flavia 1
Flávia Gualberto

A servidora Flávia Gualberto é integrante da Comissão de Obras da Associação e membro do Conselho da entidade. Ela ressalta que, na Assejus, se sente acolhida, respeitada e com poder de fala.

“Temos uma associação que reconhece, no dia a dia, a importância do trabalho e da contribuição feminina e isso faz a Assejus cada vez mais humana e forte. Como mulher numa área de atuação de predominância masculina sempre me imbuí de muita vontade de contribuir, porque o que move o espírito feminino para além dos desafios de uma vida multitarefa é essa vontade de ver o mundo melhor”.

A diretora de Assuntos Jurídicos, Gláucia Sena, fez questão de ressaltar que a sociedade, as organizações e as equipes têm muito a ganhar ao investir na lideranças femininas, pois dentre os pontos fortes, estão a flexibilização, colaboração e maior fortalecimento da diversidade, criatividade e inovação. Fatores estes, na visão dela, essenciais para que as organizações se mantenham atuantes.

Glaucia
Gláucia Sena

“No meu caso específico, como diretora da entidade, vejo que a liderança feminina foi se consolidando com o tempo, como um resultado da luta do movimento feminista que colocou as mulheres em evidência e as deu um lugar de espaço no movimento associativo e sindical”, explanou.

“Não é mais concebível que grupos representativos de trabalhadores/servidores não tenham influência das lideranças femininas e a ocupação de posições estratégicas. Nesse sentido, sei que represento a fala e o pensamento das mulheres e das servidoras do judiciário. Entretanto, acredito que ainda temos muito para superar a disparidade de gênero”, finalizou.

thais
Thaís Dias

Atuante na área de Recursos Humanos (RH) da Assejus, a auxiliar administrativa Thaís Dias, afirma que é desafiador e uma grande responsabilidade cuidar das pessoas para que os objetivos da Entidade sejam alcançados. Ela lembra que o setor de RH precisa estar sempre alinhado com a Diretoria.

“Na Associação tenho espaço para falar, para sugerir e propor mudanças, e é esse espaço que nós mulheres estamos lutando para conquistar cada vez mais. Espaço para expor nossas ideias e colocar em prática todo potencial que temos. Assim como a Assejus, acredito que as Instituições podem contribuir dando cada vez mais espaço e voz para as mulheres, confiando no que fazem e nos resultados que podem alcançar”, enfatizou.

jana
Janaína Fernandes

Janaína Fernandes, que ocupa o posto de 2ª diretora de Assuntos Socioculturais da entidade, frisou que não basta marcar no calendário o Dia da Mulher, mas sim celebrar a história de luta desta data.

“Significa recordar a luta da mulher por uma posição adequada na sociedade e por igualdade salarial. Hoje em dia, essa luta representa a busca pelo fim da violência contra nós e a equidade de oportunidades. Às nossas associadas, meu profundo respeito e todas as homenagens, não só no dia 8, mas em todos os dias do ano”.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Assejus? Faça seu cadastro no ”Assejus Notícias”.

Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.

Acompanhe também nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb/

Facebook: https://www.facebook.com/Assejus

YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial

Twitter: https://twitter.com/assejus_df

Rolar para cima