WhatsApp Image 2024 08 01 at 09.13.57

Concurso Polícia Judicial: ASSEJUS encaminha requerimento para que o TJDFT realize novo certame público para provimento de cargos

Em busca de reforçar a segurança institucional e garantir o bom funcionamento do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS) encaminhou requerimento solicitando a realização de concurso público para o provimento de cargos de Policial Judicial. O documento foi direcionado ao presidente da Corte, desembargador Waldir Leôncio Lopes Júnior.

A demanda da ASSEJUS baseia-se na Resolução nº 344/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que regulamenta a Polícia Judicial no exercício do poder de polícia administrativa no âmbito dos tribunais. Segundo essa resolução, a Polícia Judicial tem como responsabilidade a segurança do patrimônio, usuários e autoridades judiciárias. A necessidade de um corpo policial próprio para o Poder Judiciário é reforçada pela Resolução nº 472/2022 do CNJ, que detalha as funções e competências da Polícia Judicial, incluindo a escolta de juízes ameaçados e a proteção de informações sensíveis.

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 37, inciso II, estabelece que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos. A Resolução nº 344/2020 do CNJ e a Resolução nº 472/2022 reforçam a necessidade de um corpo policial próprio para o Poder Judiciário, garantindo sua autonomia administrativa e organizacional.

Atualmente, o TJDFT enfrenta uma vacância de 36 cargos de Policial Judicial, agravada pela ausência de oferta de vagas no último concurso público realizado (Edital Nº 01/2022). Essa defasagem compromete a segurança institucional e a eficiência dos serviços prestados pelo Tribunal. Diante desse cenário, a ASSEJUS solicitou a abertura de um novo certame para provimento de cargos para a Policial Judicial, considerado imprescindível para a segurança e a ordem nas dependências dos tribunais. A Associação destacou no requerimento que a segurança institucional envolve a proteção de pessoas (servidores e usuários) e do patrimônio, além da proteção de informações e imagens sensíveis ou sigilosas.

O diretor de Administração da ASSEJUS, Alan Coelho, ressaltou a importância da realização do concurso. “A segurança institucional é fundamental para o pleno funcionamento da Justiça. A realização de um novo concurso para Policial Judicial é essencial para suprir a demanda existente e garantir um ambiente seguro e protegido para todos que frequentam os fóruns de justiça. Estamos comprometidos em assegurar que o TJDFT tenha um corpo policial adequado para atender às necessidades de segurança e ordem.”

A ASSEJUS reafirma seu compromisso em zelar pela segurança e eficiência dos serviços prestados pelo TJDFT, destacando a importância de medidas que garantam a proteção e a integridade de toda a comunidade judiciária.

Ainda não é filiado à ASSEJUS?

Filie-se à entidade e tenha a maior cobertura jurídica para servidores públicos, com três renomados escritórios do País.

Para formalizar sua filiação, basta procurar o setor de Cadastro da entidade no WhatsApp (61 99968-7308 – opção 3, por e-mail: cadastro@assejus.org.br ou pelo telefone (61) 3103-7550.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.

Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.

Acompanhe também nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb

Tiktok: https://www.tiktok.com/@assejus

Facebook: https://www.facebook.com/Assejus

YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial

Twitter: https://twitter.com/assejus_df

Flickr: https://www.flickr.com/photos/assejusdf

WhatsApp (ASSEJUS Notícias): https://whatsapp.com/channel/0029VaJ2cYGJf05cNq4mEH0n

Rolar para cima