Você sabia? A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) tem em seu quadro uma Comissão de Obras que fiscaliza toda e qualquer obra ou reforma realizada no Clube da Justiça. Essa Comissão está prevista no artigo 80 do Estatuto Social da Assejus e tem como atribuição coordenar, executar e fiscalizar todas essas obras realizadas.
Composta por sete membros, sendo quatro deles associados indicados por assembleia geral, e um membro representando cada órgão social da entidade, a Comissão de Obras deve ser presidida, preferencialmente, por um dos quatro representantes dos associados. Na atual gestão (biênio 2021/2023), o presidente à frente da pasta é o servidor, Rener Almeida.
O vice-presidente da Comissão pode ser indicado em comum acordo entre os membros representantes dos órgãos sociais, também conforme previsto no Estatuto.
A principal atribuição da Comissão de Obras é se reunir e deliberar, com a presença da maioria simples de seus membros, os próximos passos sobre as obras a fazer ou em andamento. Também é de sua exclusiva competência a gerência e administração dos recursos arrecadados da taxa extra e sua aplicação posterior, podendo ser auxiliada por engenheiro civil, escolhido pela comissão, no trabalho de fiscalização das obras ou reforma das dependências físicas.
“A gente trabalha no sentido de auxiliar a gestão da Diretoria Administrativa. Fazemos as análises técnicas dos projetos e acompanhamos as execuções e orçamentos. Por ser uma Comissão e não um órgão social temos independência para opinar independente de qualquer gestão e verificar se, de fato, tudo está dentro do previsto”, afirma Rener.
O atual presidente da Comissão pontua que todo o trabalho deve ser desenvolvido em conjunto com a Administração da entidade e ressalta que, na atual gestão, a relação é de companheirismo e integração total.
“A Administração atual faz questão de incluir a Comissão em todo e qualquer projeto idealizado dentro da entidade. E essa atitude facilita muito o trabalho desenvolvido. Podemos ver o resultado dessa relação nas melhorias entregues aos associados nos últimos tempos”, finaliza.
Em novembro de 2022, a Comissão de Obras da Assejus fez uma avaliação dos serviços realizados pela Diretoria Executiva. Na ocasião, o Grupo de Trabalho (GT) deliberou sobre as pautas de interesse dos associados e associadas. Veja os principais trabalhos realizados pela Diretoria Executiva e vistoriados pela Comissão de Obras da Assejus:
Regularização na rede de esgoto
Uma das maiores obras realizadas pela entidade, a regularização da rede de esgoto do Clube da Justiça só foi feita após mais de duas décadas do lançamento da pedra fundamental do local.
A execução dos serviços ocorreu após a verificação da necessidade de regularização das instalações da rede de esgoto sanitário junto à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
De acordo com o presidente da Comissão de Obras, Rener Almeida, ao ser eleito para o cargo, ainda em 2018, nas primeiras vistorias realizadas, ele identificou problemas classificados como “absurdos” em algumas partes do clube, um deles era a questão da rede de esgoto pois era uma demanda emergencial por questões de regularização e também para a segurança dos usuários.
Reservatórios do Clube da Justiça
A finalização da obra dos dois reservatórios no Clube Social pela Diretoria Executiva foi feita após um estudo minucioso que verificou que as condições dos reservatórios de água da entidade estavam precárias, inclusive tendo ocorrido um acidente de trabalho no local, em 2018, pelo descaso com a manutenção.
Além de falhas ao longo dos anos, também foram encontrados graves erros na execução da instalação da base do reservatório azul, o que representava um grande risco à segurança dos usuários e transeuntes do espaço.
A atual gestão da entidade trabalhou, neste primeiro ano, de forma a finalizar as pendências deixadas por gestões passadas. O diretor de Administração da Assejus, Alan Coelho, relembrou o descaso com essas obras consideradas essenciais no espaço.
“Sabiam da necessidade na realização de diversos serviços, contudo, por omissão ou más escolhas, as obras e regularizações não se tornaram uma prioridade. Nosso trabalho sempre foi de encarar esses desafios e, com coragem, entregar uma Assejus melhor para essa geração e para gerações futuras”, afirmou Alan.
Energia Fotovoltaica
Com o compromisso da nova gestão de um olhar mais atento para as questões sócio ambientais, o Clube da Justiça recebeu a instalação de energia fotovoltaica. A obra foi entregue em setembro de 2022 e foi toda executada pela empresa Módulo Energia.
À época da finalização do serviço, o diretor de Financeiro da Assejus, Aldo Ribeiro, disse que a implantação do sistema representava além de economia aos cofres da entidade, compromisso com as gerações futuras.
Saunas e toboáguas
Ao assumir a gestão da Assejus, em dezembro de 2019, a atual gestão da entidade recebeu o Clube Social com diversos equipamentos fechados por falta de manutenção, entre eles a sauna e os toboáguas. Esse trabalho foi concluído e entregue aos associados em abril de 2022.
Restaurante
Após mais de três anos sem o serviço, o Clube da Justiça, ganhou um restaurante para chamar de seu. Inaugurado em outubro de 2022, a equipe do Essência Buffet irá atuar pelo período de 1(um) ano, podendo ser prorrogado por mais 1(um).
Essa era mais uma pendência que foi finalizada e uma demanda antiga dos associados que frequentam o espaço.
Veja agora a composição da atual Comissão de Obras da Assejus:
Nomes indicados em Assembleia Geral
- Rener Marcos Amorim de Almeida – presidente
- Allan Cristiano Gomes Martins
- Glaucia Sena de Brito
- Gilberto Ataides de Oliveira
Nomes representantes dos órgãos sociais
Pela Diretoria Executiva (DE)
- José Alancardete Coelho dos Santos – Titular
- Kleber Crispim de Lima – Suplente
Pelo Conselho Fiscal (CF)
- Romário de Carvalho Chaves
Pelo Conselho Deliberativo (CD)
- Flavia Gualberto de Cerqueira
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Assejus? Faça seu cadastro no ”Assejus Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb/
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df