WhatsApp Image 2023 06 22 at 11.33.38

Boletim Jurídico Assejus: associado ganha na justiça direito a reembolso por dano material causado por companhia aérea

Um dos Juizados Especiais Cíveis de Brasília-DF condenou uma empresa aérea a reembolsar associado da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus), com acréscimo de correção monetária e juros de mora, pela aquisição de novos bilhetes por falha no sistema de check-in. A ação contou com a representação do escritório Fonseca de Melo & Britto Advogados, que presta assessoria jurídica à entidade.

De acordo com o caso, o associado adquiriu passagens aéreas para viagem internacional, por meio de milhas, com a intenção de realizar um cruzeiro. Entretanto, em razão da pandemia da Covid-19, as datas dos voos foram remarcadas.

No dia do embarque, pelo fato de não ter conseguido realizar o check-in on-line, sua reserva de voo não foi localizada pela companhia aérea. Contudo, a empresa aérea conseguiu recuperar a passagem de um dos viajantes e, para não perder o cruzeiro já agendado e pago, o associado se viu obrigado a desembolsar substanciosa quantia para adquirir os bilhetes faltantes.

Além disso, após chegar ao destino, o associado descobriu que as bagagens haviam sido extraviadas, tendo sido entregues apenas dois dias após o desembarque.

CONTESTAÇÃO

Na ação, a empresa aérea alegou que houve um erro sistêmico imprevisível, mas que teria resolvido a situação e reacomodado os autores no voo contratado e que, em relação às bagagens extraviadas, empenhou esforços para que fossem encontradas e entregues incólumes dentro do prazo previsto pela resolução de nº 400 da ANAC.

No entanto, nesse tipo de situação, a responsabilidade civil do fornecedor é objetiva e, por isso, sua caracterização não depende de comprovação de dolo ou culpa, conforme dispõe o art. 14, caput, da Lei 8.078/90.

Ainda cabe recurso ao processo.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Assejus? Faça seu cadastro no ”Assejus Notícias”.

Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.

Acompanhe também nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb

Facebook: https://www.facebook.com/Assejus

YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial

Twitter: https://twitter.com/assejus_df

Rolar para cima