Nesta quarta-feira (17/7), o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS), Fernando Freitas, recebeu, na sede da entidade, o coordenador-geral da Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público (AGEMPU), Laércio Bernardes dos Reis, e o diretor executivo nacional do Sindicato Nacional dos Servidores do MPU, CNMP e ESMPU (SindMPU), Renato Cantoni. O encontro teve o objetivo de traçar estratégias conjuntas das entidades para defesa dos servidores.
Foram debatidos temas como a valorização dos cargos, policia institucional e atuação conjunta no parlamento. Durante o encontro, o presidente da ASSEJUS, Fernando Freitas, dialogou sobre a regulamentação do porte de arma para os policiais judiciais, ocorrida em recente decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e reafirmou total apoio às pautas também de valorização das entidades do MPU.
No encontro, o diretor executivo do SindMPU, Renato Cantoni, relatou algumas medidas que já foram adotadas junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a exemplo da regulamentação da polícia institucional e o trabalho realizado em parceria com a AGEMPU.
O coordenador-geral da AGEMPU, Laercio Bernardes, informou algumas resoluções e instruções que precisam de atualização para valorização do cargo de polícia institucional e discorreu sobre a atuação da entidade nessa tema.
A demanda pela regulamentação do porte de armas é apresentada como uma medida essencial para garantir a segurança dos agentes de polícia institucional, cujas funções envolvem altos riscos tanto em ambiente institucional quanto fora dele. A busca pelo reconhecimento do porte de arma de uso pessoal é justificada pela necessidade de proteção contínua, dada a natureza sensível das atividades desempenhadas por esses profissionais.
A reunião entre as lideranças da ASSEJUS, AGEMPU e SindMPU foi mais um passo importante na mobilização para a regulamentação do porte de armas, bem como soma de esforços em outras pautas. As entidades continuam firmes em seu compromisso de garantir segurança e reconhecimento aos agentes de polícia institucional em todo o país, buscando sempre a valorização e fortalecimento das carreiras dos profissionais que atuam na linha de frente da segurança pública.
CNJ aprova proposta da ASSEJUS sobre alteração na Resolução 467/2022
No dia 11 de junho, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a alteração da Resolução nº 467/2022, regulamentando a extensão do porte de armas para policiais judiciais em todo o território nacional. A conquista, fruto de iniciativa e intensa mobilização da ASSEJUS, garante aos agentes e inspetores da Polícia Judicial os mesmos direitos que outros agentes públicos de segurança, tanto para uso em serviço quanto para uso pessoal.
Ainda não é filiado à ASSEJUS?
Filie-se à entidade e tenha assistência jurídica em várias áreas e com três renomados escritórios jurídicos do país.
Para formalizar sua filiação, basta procurar o setor de Cadastro da entidade no WhatsApp (61) 99968-7308 – opção 3, por e-mail: cadastro@assejus.org.br ou pelo telefone (61) 3103-7550.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb
Tiktok: https://www.tiktok.com/@assejus
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df
Flickr: https://www.flickr.com/photos/assejusdf
WhatsApp (ASSEJUS Notícias): https://whatsapp.com/channel/0029VaJ2cYGJf05cNq4mEH0n