A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) realizou, nesse domingo (28/8), a 1ª Reunião de Planejamento Estratégico (Gestão Biênio 2021-2023). O encontro, realizado das 8h30 até às 17h30, no Clube Social, contou com a presença de membros da Diretoria Executiva, dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade, além de integrantes da Comissão de Obras.
Pela manhã, os presentes fizeram uma avaliação sobre os seis primeiros meses da nova gestão e deram destaque aos acertos, além de sinalizar as ações que ainda precisam ser melhoradas.
Também pela manhã, o Presidente do Conselho Fiscal da entidade, Romário de Carvalho Chaves, explanou sobre a prestação de contas. O diretor de Administração, José Alancardete, discorreu aos presentes uma apresentação sobre todos projetos e reformulações realizados na entidade em todas as esferas: recursos humanos, otimização de processos, maximização de resultados e reformulação do Clube Social.
O diretor Financeiro, Aldo Ribeiro, detalhou o cenário financeiro da Assejus e reforçou que o orçamento da entidade está totalmente equilibrado com os serviços prestados pela nova gestão. Contudo, pontuou que as recomposições das receitas adquiridas não acompanharam os gastos, cada vez maiores, em função dos investimentos realizados nas instalações e o aumento da qualidade dos serviços prestados.
O diretor ainda apontou que essas medidas de modernização e atualização feitas nesta nova gestão são essenciais para manter o equilíbrio financeiro da entidade.
“Todas as nossas ações são realizadas para que, no presente e no futuro, a Assejus se torne uma entidade melhor. São tarefas que já poderiam ter sido feitas, mas por diversos motivos não ocorreram. Agora, estamos colocando tudo nos eixos e, a longo prazo, os associados verão os resultados”, diz Ribeiro.
A Presidente do Conselho Deliberativo, Ana Pupe, pontuou que, na atual gestão, o ritmo do trabalho está mais cadenciado e que o papel do Conselho é, justamente, fiscalizar o cumprimento das normas e planejamento financeiro. “Esse acompanhamento não representa uma quebra de harmonia. Muito pelo contrário, é o sistema de freios e contrapesos necessários ao bom funcionamento da Assejus”.
Apresentação de relatórios
Ainda na parte da tarde, a Comissão de Obras apresentou também o relatório das obras que estão sendo feitas no Clube Social. Além de detalhar toda a manutenção no local, o assessor técnico das obras no clube e especialista em engenharia diagnóstica, Paulo Aristóteles, comentou sobre a urgência na elaboração do Laudo de Inspeção Predial, que é um Raio X de todas as estruturas do Clube.
Paulo ainda defendeu que a manutenção preventiva e corretiva somente é assertiva quando de posse de todo esse estudo.
A reunião também contou com a presença do engenheiro Renato Fonseca, da empresa Noble Engenharia, responsável pela realização da obra de esgoto no Clube.
Modernização do Estatuto Social
Ainda na parte da tarde, outro tema que entrou em debate foi a modernização do estatuto Social da entidade. A última grande reforma no estatuto social é datada de 2003, portanto 19 anos se passaram e o normativo interno da entidade já não representa a Assejus do ano de 2023.
Reuniões virtuais, enxugamento de procedimentos burocráticos, clareza na prestação de contas e melhor organização da gestão foram pontos levantados quanto ao Estatuto da entidade.
A Comissão de Revisão e Atualização do Estatuto, órgão previsto na Lei Orgânica da entidade, fará uma ampla proposta de modernização e contará com as sugestões dos órgãos sociais e de todos os associados e associadas.
Para o presidente da Assejus, Fernando Freitas, o saldo da reunião foi positivo. Ele aponta que, encontros como esse, demonstram a transparência e compromisso que a atual gestão tem com as demandas da entidade.
“Hoje viemos apresentar as nossas ações e resultados com o trabalho que vem sendo executado nos últimos meses. Mais que mostrar o que temos feito, nos colocamos à disposição para ouvir as demandas e questionamentos dos presentes que integram essa Associação. Aos poucos, estamos trabalhando para deixar uma Assejus melhor para o associado que é o principal usuário da nossa entidade. Seguiremos trabalhando com seriedade e compromisso”.
Participaram da reunião Fernando Freitas, José Alancardete Coelho dos Santos, Kleber Crispim, Aldo Roberto Ribeiro Junior, Janaína Andrade, Gláucia Sena, Ginilson Valetim, Ana Cristina Pupe de Brito, Elizabete Sales Togawa, Ely Lopes Fernandes Membro, Flavia Gualberto de Cerqueira, João Paulo Ramos, José Junior Alves Mesquita da Silva, Márcia Cristina Monteiro, Renato de Jesus de Sousa Santos, Maria do Socorro Martins Lima, Eduardo Luna dos Santos, Eduardo Silva Simões, Arlete Membro, Deborah, Romário de Carvalho Chaves, Paulo Henrique Trindade de Carvalho, Pedro Henrique Costa Sousa, Cícero Alves de Oliveira, Rener Almeida.
O encontro também contou com a participação do vice-presidente licenciado, Aldinon Silva que foi dar um abraço e cumprimentar toda a gestão.
Assista ao vídeo da reunião:
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Assejus?
Faça seu cadastro no ”Assejus Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular:
Salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb/
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df