Nesta quinta-feira (24/10), a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS), representada pelo presidente Fernando Freitas, pelo diretor financeiro Aldo Ribeiro e pela aposentada, membro titular do Conselho Deliberativo, Elisabeth Togawa, esteve reunida com a secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Carmen Cecília. Os diretores da entidade debateram pautas cruciais levantadas junto aos aposentados do órgão.
Confira as pautas dialogadas no encontro:
Pagamento da VPI para aposentados, pensionistas e ex-servidores
A ASSEJUS recentemente conseguiu uma ampla vitória com o pagamento aos servidores da Vantagem Pecuniária Individual (VPI); todavia, alguns aposentados e pensionistas não tiveram o devido recebimento.
Nesse sentido, os dirigentes da entidade, em atuação permanente, levaram essa matéria à Secretaria de Gestão do Tribunal. O diálogo destacou a importância do reconhecimento desse direito para os aposentados, pensionistas e ex-servidores. A Associação reforçou a relevância desse ajuste, com o devido reconhecimento do direito e a efetividade do pagamento.
A secretária Carmen Cecília informou à entidade que os setores estão ajustando seus procedimentos para realizar o pagamento. Ela informou que os setores precisam examinar cada caso e, após, encaminhar o pagamento. Ficou acertado que haverá uma comunicação do procedimento para formalizar o pedido.
Crachá especial para aposentados
Freitas destacou a relevância de os aposentados continuarem a ter o vínculo institucional mantido de maneira formal e simbólica, por meio da emissão de crachás. Em outro encontro realizado em agosto deste ano, Carmen Cecília confirmou que o presidente do TJDFT já havia autorizado a confecção de crachás especiais para aposentados, como parte de uma política de valorização e acolhimento desse público.
A medida visa reafirmar a integração dos aposentados à instituição, respeitando sua contribuição histórica e assegurando sua identidade institucional mesmo após a aposentadoria. Os setores responsáveis do TJDFT já estão trabalhando no desenvolvimento dessa demanda, inclusive o setor de segurança, que emite o documento.
A secretária mostrou à conselheira Elisabeth Togawa a primeira arte do formato do crachá e disse que, em breve, o documento estará disponível para os aposentados. Ela ressaltou ainda que o presidente da Corte, desembargador Waldir Leôncio Lopes Júnior, tem reafirmado a política de valorização dos aposentados, inclusive criando setores de atendimento exclusivo para eles.
Dificuldade de acesso ao Portal GOV para acessar contracheque e prova de vida
Outro ponto relevante abordado na reunião foi a dificuldade que muitos aposentados vêm enfrentando para acessar o contracheque e realizar a prova de vida, em virtude da exigência do uso do Portal Gov.br. Muitos servidores aposentados têm encontrado obstáculos, especialmente os que possuem menor familiaridade com tecnologias digitais.
A ASSEJUS solicitou medidas que facilitem esse acesso, sugerindo que o tribunal ofereça suporte técnico e orientação para esse público, além da possibilidade de criar alternativas mais simplificadas para os aposentados realizarem essas atividades essenciais.
Carmen reconheceu essa dificuldade e informou que a normativa gerou enormes desafios, mas que os setores buscam minimizar esse procedimento com suporte técnico e um canal de auxílio direto. Ela pediu que os aposentados que estão enfrentando essa dificuldade procurem o setor “A Casa é Nossa”, localizado no oitavo andar do Edifício Sede do TJDFT, para que os servidores possam prestar todo suporte necessário.
A reunião entre a ASSEJUS e a Secretaria de Gestão de Pessoas do TJDFT foi marcada por um diálogo produtivo, que demonstrou a sensibilidade da Secretaria de Gestão de Pessoas em ouvir a demanda dos servidores, em especial do público aposentado.
A Associação continuará acompanhando de perto o andamento dessas pautas, sempre buscando garantir que os aposentados tenham o reconhecimento e o suporte adequados, tanto do ponto de vista institucional quanto nas demandas de qualidade de vida e valorização.
Ainda não é filiado à ASSEJUS?
É aposentado do Poder Judiciário da União (PJU) ou do Ministério Público da União (MPU) no DF? Filie-se à ASSEJUS e fortaleça a luta pela valorização dos servidores aposentados. Aposentado, sim. Inativo, Jamais!
Para formalizar sua filiação, basta procurar o setor de Cadastro da entidade no WhatsApp (61) 99968-7308 – opção 3, por e-mail: cadastro@assejus.org.br ou pelo telefone (61) 3103-7550.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.
Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb
Tiktok: https://www.tiktok.com/@assejus
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Flickr: https://www.flickr.com/photos/assejusdf
Kwai: https://k.kwai.com/u/@ASSEJUS/TKCmmv7E
LinkedIn: https://abrir.link/BGnTo
WhatsApp (ASSEJUS Notícias): https://whatsapp.com/channel/0029VaJ2cYGJf05cNq4mEH0n