WhatsApp Image 2024 11 08 at 18.38.13

ASSEJUS, FENAJUFE e SITRAEMG atuaram como terceiro interessado em manifestação do CNJ sobre acumulação da GAS com função ou cargo de confiança cujo acórdão do Conselho foi favorável a aprovação do PL nº 2.447/2022

A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS) informa que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) emitiu parecer sobre anteprojeto de Lei que examina o impacto orçamentário-financeiro do Projeto de Lei nº 2.447/2022, de iniciativa do STF, que propõe alterações na Lei nº 11.416/2006 (Carreiras dos Servidores do Poder Judiciário da União) para:

  • Atualizar as referências do cargo de segurança institucional; e
  • Prever a possibilidade de recebimento da Gratificação de Atividade de Segurança (GAS) cumulada com função comissionada ou cargo em comissão da área de segurança institucional, desde que no exercício das atribuições de polícia institucional.

O parecer do Departamento de Acompanhamento Orçamentário do Conselho, a pedido do Conselheiro do CNJ, relator do caso, Caputo Bastos, se deu no sentido de não haver impedimento, sob o aspecto orçamentário/financeiro, à aprovação do projeto de lei.

Apoiado na manifestação técnica do Departamento de Acompanhamento Orçamentário do CNJ, o relator votou pela aprovação do Parecer de Mérito sobre Anteprojeto de Lei e o submeteu ao Plenário, que, por unanimidade, o aprovou com a seguinte tese: “Não há impedimento, sob o aspecto orçamentário/financeiro, à aprovação do PL nº 2.447/2022”.

Foi, então, solicitada remessa de cópia ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Câmara dos Deputados.

O parecer analisado beneficia os servidores ocupantes dos cargos de analista judiciário e técnico judiciário, ambos na área administrativa, cujas atribuições estejam relacionadas às funções de segurança e que exerçam função comissionada ou cargo em comissão no Poder Judiciário da União (PJU).

A assessoria jurídica da ASSEJUS, representada pelo escritório Cezar Britto Advocacia, ressalta que, com a aprovação da Lei, os efeitos sejam “ex nunc”, não cabendo ao CNJ a modulação dos efeitos.

A ASSEJUS, a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (FENAJUFE) e o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (SITRAEMG) atuaram como terceiro interessado na manifestação do CNJ sobre acumulação da GAS com função ou cargo de confiança cujo acórdão.

Ainda não é filiado à ASSEJUS?

Filie-se à entidade e tenha a maior rede de benefícios e convênios para servidores públicos.

Para formalizar sua filiação, basta procurar o setor de Cadastro da entidade no WhatsApp (61) 99968-7308 – opção 3, por e-mail: cadastro@assejus.org.br ou pelo telefone (61) 3103-7550.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.

Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.

Acompanhe também nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb

Tiktok: https://www.tiktok.com/@assejus

Facebook: https://www.facebook.com/Assejus

YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial

X: https://x.com/assejus_df

Flickr: https://www.flickr.com/photos/assejusdf

Kwai: https://k.kwai.com/u/@ASSEJUS/TKCmmv7E

LinkedIn: https://abrir.link/BGnTo

WhatsApp (ASSEJUS Notícias): https://whatsapp.com/channel/0029VaJ2cYGJf05cNq4mEH0n

Rolar para cima