WhatsApp Image 2024 04 23 at 13.34.30

ASSEJUS e FENAJUFE atuam como terceiras interessadas em processo do CNJ que trata das condições especiais de trabalho para servidores e magistrados com deficiência

A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS) e a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário e Ministério Público da União (FENAJUFE) foram admitidas como terceiras interessadas no processo que tramita sob o Ato Normativo 0005168-07.2023.2.00.0000, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que está em pauta para julgamento no Plenário Virtual do CNJ entre 18/04/2024 e 26/04/2024.

O processo em questão aborda propostas de alteração na Resolução nº 343/CNJ, que trata das condições especiais de trabalho para servidores e magistrados(as) com deficiência, doença grave, ou que sejam pais ou responsáveis por dependentes nessas condições. A ASSEJUS, ao pleitear sua admissão como terceira interessada, busca contribuir de forma efetiva com a discussão e eventual edição do Ato Normativo em análise.

A proposta em discussão visa ampliar as condições especiais de trabalho para servidoras que estão amamentando, permitindo a concessão dessas condições até os 24 meses de idade de seus filhos e filhas. Além disso, a proposta visa assegurar condições especiais também em casos de paternidade monoparental e homoafetiva. Tais condições podem incluir jornada especial, teletrabalho ou designação provisória para atividades fora da comarca ou subseção.

Tanto a entidade local quanto a FENAJUFE atuam para ampliação e reconhecimento de direitos dos servidores do Judiciário da União.

A ASSEJUS fundamentou seu pedido de admissão como terceira interessada na legitimidade e representatividade da Associação, visando contribuir de maneira substantiva com o debate e o processo decisório em curso no CNJ. A ASSEJUS enviou a sua sustentação oral por meio de vídeo para apresentar as razões orais ao Plenário Virtual.

Acesso o vídeo aqui:

De acordo com o presidente da entidade, Fernando Freitas, “a ASSEJUS reitera seu compromisso em contribuir de forma construtiva e alinhada aos interesses da categoria que representa, visando promover condições de trabalho adequadas e em conformidade com as normas constitucionais e legais vigentes, especialmente no que se refere ao direito ao aleitamento materno e à proteção da família e da criança”.

Para o coordenador do Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade da ASSEJUS, e diretor de Administração da entidade, Alan Coelho, a atuação é fundamental para o reconhecimento dessas condições especiais. “A Associação tem atuando fortemente na pauta da inclusão, não somente com questões locais, mas junto aos tribunais do país, e também ao Conselho Nacional de Justiça. Não esperem da ASSEJUS omissão na defesa dos servidores, vamos atuar sempre para que os interesses dos servidores do PJU e MPU estejam em debate. Esse é nosso compromisso, essa é nossa conduta.”

Ainda não é filiado à ASSEJUS?

Filie-se à entidade e tenha a maior rede de cobertura jurídica e de benefícios para servidores públicos.

Para formalizar sua filiação, basta procurar o setor de Cadastro da entidade no WhatsApp (61) 99968-7308 – opção 3, por e-mail: cadastro@assejus.org.br ou pelo telefone (61) 3103-7550.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no “ASSEJUS Notícias”.

Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um “olá” para confirmar.

Acompanhe também nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb

Tiktok: https://www.tiktok.com/@assejus

Facebook: https://www.facebook.com/Assejus

YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial

Twitter: https://twitter.com/assejus_df

Flickr: https://www.flickr.com/photos/assejusdf

WhatsApp (ASSEJUS Notícias): https://whatsapp.com/channel/0029VaJ2cYGJf05cNq4mEH0n

Rolar para cima