A Fundação Hemocentro de Brasília está com baixos índices de estoque dos grupos sanguíneos negativos. Por este motivo, a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) incentiva seus associados e associadas a doarem sangue para que as reservas sejam recuperadas o mais rápido possível.
Até sábado (6), doadores dos tipos A negativo e O negativo terão direito à senha preferencial, mas é necessário realizar o agendamento por meio do link https://agenda.df.gov.br/organizacao.html;jsessionid=OZvWVecej_E0EnXBYuUo-FeE49GRJiXRrNS2qIdX.000suticsv114:server-one-114?organizacao=37959462 ou ligar no 160, opção 2. O horário de atendimento do Hemocentro é de segunda a sábado, das 7h às 18h.
“Nós entramos em 2021 com um estoque não tão confortável. Historicamente, novembro e dezembro são meses de movimento intenso de doadores, o que permite que o Hemocentro comece o ano com as reservas mais robustas. No entanto, esse cenário não se repetiu no fim de 2020, o que está impactando os estoques neste início de ano, especialmente os dos grupos sanguíneos negativos. Por isso, eu reforço à população do Distrito Federal sobre a importância de doar sangue regularmente, pois isso é fundamental para mantermos a assistência aos pacientes da rede pública de saúde. Não existe substituto para o sangue, e o quadro clínico dos pacientes pode se agravar sem as transfusões”, explica a chefe da Seção do Ciclo do Doador, Anne Ferreira.
Saiba como doar
É preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 kg e estar em bom estado de saúde. Quem fez algum procedimento estético, passou por cirurgia ou algum tipo de endoscopia, ficou doente e/ou fez uso de medicamentos recentemente deve consultar o site do Hemocentro (https://www.hemocentro.df.gov.br/doacao-de-sangue/) para saber se está impedido de doar.
O candidato à doação de sangue precisa estar bem alimentado, mas deve evitar alimentos gordurosos e derivados do leite pelo menos três horas antes da doação. Além disso, não deve ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação e precisa beber bastante água 24 horas antes de doar. É obrigatório apresentar documento de identificação oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.
Com informações do Hemocentro de Brasília