”Servidores públicos precisam de condições de trabalho dignas, justa remuneração e não ‘fungada em cangote’”
A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS) repudia veementemente as declarações do ministro da Casa Civil, Rui Costa, proferidas em entrevista à Rádio Metrópole, da Bahia, no dia 11 de março. Ao afirmar que o funcionalismo público possui uma suposta “tendência à inércia” e necessita de uma “fungada no cangote” para aumentar sua agilidade, o ministro demonstra completo desrespeito e desconhecimento em relação ao trabalho árduo e dedicado dos milhões de servidores públicos em todo o Brasil.
É inadmissível que um representante do Governo Federal utilize termos pejorativos e estereotipados para descrever milhares de categoria que são essenciais ao funcionamento do país. Os servidores públicos, muitos dos quais arriscaram suas próprias vidas durante a pandemia, merecem reconhecimento e valorização, não desdém e desqualificação.
O ministro deveria antes de cobrar agilidade, procurar saber das condições precárias de trabalho de muitas categorias, sucateamento de anos em várias áreas do serviço público, falta de condições mínimas para o exercício da função, muitas delas exercidas com risco da própria vida, sem falar da perseguição política, assédio moral, falta de política de valorização salarial e adoecimento constante.
A ASSEJUS se solidariza com todas as categorias do funcionalismo público e reforça seu compromisso em defender os direitos e a dignidade de seus associados, assim como aguarda a necessária retratação por parte do ministro Rui Costa e um pedido público de desculpas aos servidores públicos do Brasil.
Diretoria Executiva da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS)
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb
Tiktok: https://www.tiktok.com/@assejus
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df
Flickr: https://www.flickr.com/photos/assejusdf
WhatsApp (ASSEJUS Notícias): https://whatsapp.com/channel/0029VaJ2cYGJf05cNq4mEH0n