A Diretoria Executiva da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS) vem a público esclarecer e pedir retratação sobre a matéria veiculada pelo portal de notícias Metrópoles em 22 de fevereiro de 2024, intitulada “Super-remunerações no TJDFT: técnicos ganham até R$ 883 mil em um mês”.
A referida matéria aborda rendimentos extraordinários de um técnico judiciário do TJDFT, apresentando-o de maneira generalista e sensacionalista, como se tal situação fosse representativa de todos os técnicos da instituição. A ASSEJUS destaca que o servidor mencionado obteve seus salários em decorrência de um processo judicial que reconheceu seu direito à reintegração após exoneração do Tribunal. A decisão judicial determinou o pagamento retroativo pelos períodos em que esteve afastado.
É fundamental salientar que a remuneração dos servidores do judiciário, em geral, encontra-se defasada e aquém da complexidade e importância dos serviços prestados. Esses valorosos servidores atuam em casos complexos e importantes para toda população do Distrito Federal. Atuam de maneira técnica em ações criminais e de organizações criminosas, em processo de família, casos de violência doméstica, ações de interesse público e milhares de casos em que os cidadãos buscam a tutela jurisdicional para preservação e busca de direitos – seja na função de assessoramento dos magistrados (juízes e desembargadores), seja nas tarefas ordinárias das Secretarias das Varas. E não são somente aqueles que lidam diretamente com ações judiciais, mas a segurança dos membros do Judiciário e servidores, bem como a guarda do patrimônio público, cumprimento de ordens judiciais e execução de várias tarefas que afetam a prestação de uma justiça célere.
Tem-se ainda aqueles que atuam em serviço de grande complexidade da área administrativa da Corte, fazendo a otimização dos recursos e a boa gestão do orçamento do órgão, todos voltados e comprometidos com o zelo com o dinheiro público.
Lembramos ainda que o TJDFT é um dos melhores tribunais do País e obteve por cinco vezes seguidas o Prêmio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de Tribunal de Excelência, tudo com o trabalho sério e o empenho de milhares de servidores, que merecem a justa percepção de vencimentos dignos e correlatos com a grandeza das funções exercidas.
Por tais razões, a ASSEJUS solicita uma retratação imediata por parte do veículo de comunicação Metrópoles, uma vez que o caso isolado não reflete a realidade, bem como a correção da matéria, a fim de evitar desinformação e prejuízos à imagem dos servidores públicos. É crucial compreender que a situação apresentada é específica e não representa a realidade de todos os técnicos do TJDFT, quiçá de outros servidores que compõem a carreira e o quadro de pessoal do Tribunal.
A ASSEJUS reafirma seu compromisso com a qualidade na prestação da Justiça a toda população do Distrito Federal e em sua atuação irrestrita na defesa dos direitos e interesses dos seus associados, bem como em promover a transparência e a verdade nas informações divulgadas pela imprensa.
Ainda não é filiado à ASSEJUS?
Filie-se à entidade e tenha a maior rede de cobertura jurídica e de benefícios para servidores públicos.
Para formalizar sua filiação, basta procurar o setor de Cadastro da entidade no WhatsApp (61) 9968-7308 – opção 3, por e-mail: cadastro@assejus.org.br ou pelo telefone (61) 3103-7550.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb
Tiktok: https://www.tiktok.com/@assejus
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df
Flickr: https://www.flickr.com/photos/assejusdf
WhatsApp (ASSEJUS Notícias): https://whatsapp.com/channel/0029VaJ2cYGJf05cNq4mEH0n