A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS), por meio dos renomados escritórios jurídicos que prestam atendimento jurídico à entidade, Cezar Britto & Advogados Associados, Fonseca de Melo e Britto Advogados e Ophir Cavalcante Advogados Associados, têm acompanhado a tramitação da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF), a qual questiona a exigência de curso de nível superior para o ingresso no cargo de técnico judiciário, garantida na Lei nº 14.456/22.
Os advogados acompanham, ainda, a tramitação de proposição no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre proposta de ajuizamento de ADI contra o nível superior como requisito de ingresso ao cargo de Técnico Judiciário, disposto da Lei 14.456/2022. Nesta segunda-feira, 23 de outubro, o Conselho da Ordem havia pautado a análise da proposição em sessão de julgamento, a qual teve a participação do advogado Ophir Cavalcante, no entanto, ao longo dos trabalhos, o tema não foi apregoado.
Para o presidente da ASSEJUS, Fernando Freitas, “o acompanhamento próximo é fundamental para que possamos atuar de forma firme nas articulações com os órgãos competentes para que os direitos dos servidores do PJU e MPU sejam garantidos. É uma pauta antiga que eu tive que a oportunidade de acompanhar desde quando estive como diretor da Fenajufe, durante três anos, na defesa dos técnicos. Inclusive, a emenda que culminou no NS teve a articulação da Fenajufe”.
Nível Superior para técnicos
Em 2022, o Projeto de Lei (PL) 3.662/21, o qual exige o nível superior para cargos de técnico do judiciário foi aprovado. No dia 21 de setembro foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Lei nº 14.456/22 com veto do então presidente da República Jair Bolsonaro.
A ASSEJUS, juntamente com a Fenajufe e outras entidades parceiras, iniciaram uma grande luta, com muitos debates e encontros com autoridades competentes, pela derrubada do veto.
Em dezembro, o Congresso Nacional derrubou, durante sessão conjunta no plenário da Câmara dos Deputados, o veto de Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei.
Atuação da ASSEJUS na temática
Encontro na OAB Nacional
Parecer favorável da AGU
Encontro na PGR
Parecer favorável da PGR
ASSEJUS vai ao STF
Parecer favorável do Senado
Parecer favorável da Câmara
Assejus como amicus curiae em ADI
Embargos de declaração deverão ser transformados em agravo interno na ADI contra nível superior para técnicos
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no “ASSEJUS Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um “olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb
TikTok: https://www.tiktok.com/@assejus
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df