Durante a Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS), realizada no dia 6 de outubro, o vice-presidente e presidente em exercício do Conselho Deliberativo, Junior Alves, juntamente com o presidente do Conselho Fiscal, Romário Chaves, colocaram em pauta o exame e contas referentes ao ano de 2022, conforme aprovação dos pareceres dos dois órgãos de fiscalização e controle da entidade: Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo.
Diferentemente de outras entidades, a ASSEJUS possui duplo grau de fiscalização: exame feito pelo Conselho Fiscal, cuja missão é elaborar o parecer que, após votação, segue para exame e apreciação do Conselho Deliberativo, órgão colegiado que representa a fiscalização orçamentária e técnica. Após esse processo, os pareceres são enviados para aprovação terminativa em assembleia geral.
Durante a Assembleia Geral, o conselheiro Pedro Henrique, membro do Conselho Fiscal, explicou os trabalhos do órgão técnico e demonstrou as etapas de fiscalização. Já Junior Alves, relator da matéria no órgão colegiado, explicou que após isso, o Conselho Deliberativo examina questões orçamentárias e também as medidas administrativas.
Em seguida, os associados aprovaram os pareceres e relatórios consolidados do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo sobre as contas do ano de 2022. Não houve ressalvas e todos os documentos foram publicados no portal da transparência da entidade para amplo acesso dos interessados.
O resultado da Assembleia mostra o constante crescimento da atual gestão da ASSEJUS, inclusive o alto investimento em governança e transparência, bem como otimização dos processos e recursos da entidade.
Para o presidente da Diretoria Executiva da ASSEJUS, Fernando Freitas, “a aprovação dos pareceres indica um caminho que foi escolhido em 2019 quando os associados, rejeitando práticas atrasadas, elegeram um novo modelo de gestão. Transparência, ética e honestidade não são virtudes, mas obrigação de quem gere recursos coletivos. Tenho muito orgulho da equipe que caminhou comigo nesta jornada de grandes desafios e conquistas para a melhoria de vida de todos os servidores do PJU e MPU”.
Segundo Ana Pupe, presidente do Conselho Deliberativo da Associação, a Assembleia “examinou e aprovou as contas sem ressalvas, pois os procedimentos estavam dentro na norma estatutária”. Pupe relembrou que as reuniões da diretoria e dos órgãos sociais são públicas e abertas aos associados, tornando a entidade transparente e participativa.
De acordo com Romário Chaves, presidente do Conselho Fiscal da entidade, “examinamos dentro dos critérios técnicos todas as contas, documentos e relatórios financeiros. Constatamos do cumprimento de ressalvas anteriores, bem como aplicação de medidas positivas de gestão que reforçam a transparência e a boa administração dos recursos da entidade. A assembleia confiou no trabalho técnico do Conselho Fiscal, e desde já agradecemos essa relação de transparência e parceria com os associados”.
O diretor Financeiro, Aldo Ribeiro, destacou que a atual gestão “conseguiu realizar diversas melhorias aos associados por meio da gestão equilibrada do orçamento. Foi possível promover melhorias como a ampliação dos serviços jurídicos, melhora na gestão e oferta de convênios, calculistas para ações judiciais e novos equipamentos no clube. Festas foram um capítulo à parte dessa gestão. Tudo isso só foi possível graças ao rigor na aplicação dos recursos e ampliação de técnicas modernas de gestão”.
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