Nesta quinta-feira (21/9), é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Diante desta ocasião, a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS) reforça que, ao longo dos anos, muitas conquistas foram obtidas pela entidade, como atualização da resolução do Auxílio-Saúde e melhorias na infraestrutura do Clube da Justiça, com a instalação de cadeira de acessibilidade para piscina.
No entanto, a entidade reconhece pessoas com deficiências ainda sofrem com a falta de acessibilidade, de representatividade e enfrentam a discriminação.
A ASSEJUS entende que esses desafios precisam ser enfrentados e superados, não apenas porque impedem a locomoção, a comunicação e até mesmo o direto à informação, mas também o exercício da cidadania plena. Do mesmo modo, o preconceito é uma barreira no mercado de trabalho, acarretando impactos negativos na saúde mental dessas pessoas.
A Diretoria Executiva da ASSEJUS considera a data como um importante instrumento para conscientizar a população sobre a relevância da inclusão social. Na atual gestão, a entidade conta com efetiva participação de pessoas com deficiência, com representantes nos três órgãos sociais da entidade (Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal).
Desde 2020, foi instituído na ASSEJUS o Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade. O Núcleo tem como objetivo promover o debate e orientar as ações da entidade em prol da defesa desse público, sendo integrado por pessoas com deficiência ou mantenedores de pessoas nessa condição.
Para o coordenador do Núcleo e diretor de Administração da entidade, Alan Coelho, que é pessoa com deficiência, “a ASSEJUS se coloca à frente no quesito responsabilidade social e inclusão quando toma para si o papel de promover ações nesse sentido. Além da promoção, a entidade de fato atua em melhorias para essa parcela da população, que precisa de atenção e respeito”.
De acordo com Thiago Henrique, 2º secretário-geral do Conselho Deliberativo, também pessoa com deficiência, “ter um núcleo voltado para inclusão e acessibilidade demonstra o compromisso da entidade em de fato pleitear melhorias às pessoas com deficiência, sejam servidores ou seus dependentes”.
A ASSEJUS também tem atuado em ações de melhoria na perícia do serviço médico do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), além de investir em melhorias na acessibilidade do Clube da Justiça, como no atendimento do serviço médico para emissão de atestados, instalação de rampas e corrimãos no espaço.
Saiba mais
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb
TikTok: https://www.tiktok.com/@assejus
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df