Diante do atual cenário de insegurança e violência que atinge as escolas públicas e particulares de todo o Brasil, a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) promoveu uma ação social em prol dos alunos do Centro de Ensino Especial 1 do Guará. A iniciativa visa oferecer um momento de lazer e descontração aos estudantes, além de contribuir para a promoção da inclusão social.
Nesta quinta-feira (20/4), os alunos da instituição de ensino receberam vouchers que dão direito à entrada na rede Cinemark e a um combo com pipoca e refrigerante.
Todas as medidas de segurança e saúde foram tomadas para garantir a realização da ação social em conformidade com as normas e orientações das autoridades competentes.
A entrega dos ingressos foi realizada pelo diretor de Assuntos Socioculturais da Assejus, Kleber Crispim, em parceria com a diretora da escola, Gilcileide Ferreira de Oliveira.
“Quando a Assejus entrou em contato, ficamos muito felizes. Há alunos especiais em nossa escola e que não têm condições de frequentar um cinema. Não por questões econômicas apenas, mas também por acessibilidade. Alguns moram em locais considerados carentes. Nesse momento em que vivemos, de incertezas na segurança das escolas, nossos alunos não têm consciência do que está acontecendo.”
Nós, profissionais da educação, somos as vozes desses alunos. Tememos muito porque, se algo acontece, para ter um plano de fuga, é mais complicado porque eles são cadeirantes e dependem de outras pessoas. A ação social da Assejus vem como uma forma de tirar um pouco do foco atual e levar os alunos para fazer outras atividades”, destaca Gilcileide.
De acordo com Kleber, a ação social da entidade é um exemplo de como a sociedade civil pode se unir para enfrentar os desafios sociais e construir uma sociedade mais justa e solidária.
“A Associação reitera o compromisso em contribuir para o desenvolvimento social e a inclusão de todos os cidadãos, em especial aqueles que enfrentam maiores desafios em sua jornada educacional. A Assejus está sempre à disposição para continuar contribuindo com a sociedade e promovendo ações que beneficiem a todos os cidadãos”, afirma Kleber.
Centro de Ensino Especial 1 do Guará
Localizada na QE 20, no Guará I, a instituição de ensino é a única da Região Administrativa destinada ao ensino e desenvolvimento de bebês, crianças e adultos portadores de síndromes como TEA (transtorno do espectro autista), Síndrome de Down, TGD (transtorno global de desenvolvimento), DMU (deficiência múltipla), DI (deficiência intelectual), e recebe alunos da Estrutural, Núcleo Bandeirante, Lúcio Costa, Águas Claras, Riacho Fundo e Guará.
Nesta escola, não há provas e nem uma grade curricular pré-definida a cumprir durante o ano. São 366 alunos, que acentuam suas qualidades naturais, aprimoram dons, aprendem a lidar com as deficiências e a conviver na sociedade, melhorando a qualidade de vida.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Assejus? Faça seu cadastro no ”Assejus Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df