No último domingo, 1º de maio, durante a realização do 11º Congrejufe – Congresso Nacional da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), foi eleita a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da federação para atuar no triênio 2022-2025. Três chapas apresentaram candidaturas e proporcionalmente aos votos recebidos por cada uma delas os cargos de direção foram ocupados.
O evento também foi a despedida do atual presidente da Diretoria Executiva da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus), Fernando Freitas, do cargo de coordenador de Finanças da Fenajufe, exercido por três anos, de maneira atuante nas lutas de interesse dos servidores e das servidoras da categoria, sem descuidar do cuidado institucional com a entidade.
Freitas esteve à frente do processo da carta sindical da Fenajufe, conquistada depois de quase 30 anos de sua fundação. Atuou tecnicamente para a aquisição da nova sede, hoje já inaugurada, a qual conta com um espaço amplo, auditório e obedece aos padrões de acessibilidade.
Nesse período, a federação combateu também a Reforma Administrativa (PEC 32), buscou ativamente melhorias para trabalhadoras e trabalhadores por meio da participação no Fórum de Carreiras do CNJ, da atuação no Congresso Nacional e no STF.
Durante sua participação no Congrejufe, Fernando Freitas lamentou a postura da entidade sindical do DF, que optou pelo isolamento. “A Assejus entende que o melhor caminho é pela unidade das instituições representativas para alcançarmos a valorização dos servidores e das servidoras do Judiciário. Devemos ter muita cautela com aquelas lideranças sindicais que optam pelo isolamento e trilhas individuais regadas ao egoísmo e incapacidade para o diálogo com as divergências”.
Ao longo dos três anos de Fenajufe, o coordenador Charles Bruxel, trabalhou juntamente a Freitas. Para ele “o nosso até então coordenador de Finanças, Fernando, é uma pessoa dedicada e incansável na defesa da categoria, tendo participado ativamente de todas as lutas promovidas. Ele fará muita falta na direção da federação. Temos uma visão similar e esperamos – podem contar com meu apoio para isso – que a base sindical do DF retorne para a federação o mais breve possível. É inadmissível que a maior base do Brasil fique fora da Fenajufe por conta de interesses políticos equivocados. O atual cenário de isolamento do DF é tudo o que não precisamos. É ruim para o DF e para todo o Brasil. A união é fundamental. Com Fernando na presidência da Assejus/DF, tenho certeza que a entidade poderá ser decisiva nesse processo de unidade da categoria”.
Charles Bruxel também explica que a nova Diretoria da federação assume com a responsabilidade de continuar e aprimorar o trabalho de uma gestão muito exitosa. “Temos pela frente a missão de conquistar o reajuste salarial do PJU e MPU, bem como efetivar importantes pautas como o NS para os Técnicos Judiciários, a regulamentação da Polícia Judicial, a correção da indenização de transporte dos Oficiais de Justiça, dentre muitas outras”.
A Assejus deseja aos novos empossados uma profícua gestão em defesa dos servidores e servidoras do PJU/MPU e se coloca à disposição para somar no debate e nas mobilizações das lutas em prol da defesa dos direitos e ampliação de conquistas.
Confira a composição da Diretoria Executiva da Fenajufe:
Coordenadora Geral
Lucena Pacheco Martins
Coordenadora Geral
Sandra Cristina Dias
Coordenador Geral
Fabiano dos Santos
Coordenadora de Administração e Finanças
Soraia Garcia Marca
Coordenador de Administração e Finanças
Paulo José da Silva
Coordenador Executivo
Luciana Martins Carneiro
Coordenador Executivo
Fernanda Guimaraes Lauria
Coordenador Executivo
Charles da Costa Bruxel
Coordenador Executivo
Jailson da Silva Lage
Coordenador Executivo
Thiago Duarte Gonçalves
Coordenador Executivo
Leopoldo Donizete de Lima
Coordenador Executivo
Edson Moraes Borowski
Coordenador Executivo
Manoel Gerson Bezerra Souza
Coordenador Executivo
Jose de Ribamar França Silva
Coordenador Executivo
Paula Drumond Meniconi
Coordenador Executivo
Fabio Antônio Teixeira Saboia
Coordenador Executivo
Roberto Policarpo Fagundes
Suplentes:
Fabrício Dias Loguércio
Paulo Roberto Koinski
Denise Marcia de Andrade Carneiro
Luiz Cláudio dos Santos Correa
Márcia Valéria Ribas Pissurno
Ivan Bagini
Conselho Fiscal – Também empossado na madrugada do domingo, 1º de Maio, o Conselho Fiscal terá como titulares e suplentes:
Elôngio Moreira dos Santos Junior – Titular
Kelson Guarines dos Anjos – Titular
Monica Genu Soares – Titular
Maria Ires Graciano Lacerda – Suplente
Nelson da Costa Santos Neto – Suplente
A Comissão Eleitoral foi composta por Anna Karenina de Souza Macedo, Eduardo Guterres Felin, Lucas José Dantas Freitas, Marcelo Amorim de Menezes e Monica Valéria de Carvalho Góes.
Com informações da Fenajufe.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Assejus?
Faça seu cadastro no ”Assejus Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular:
Salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb/
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df