Na última quarta-feira (8), comemorou-se o Dia da Justiça e o aniversário de 29 anos da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário e Ministério Público da União (Fenajufe), entidade legitimada pela categoria, com mais de 20 sindicados filiados. A cerimônia alusiva ao aniversário de fundação da federação, na noite do dia 8, contou com a presença do presidente da Diretoria Executiva da Assejus eleito, Fernando Freitas, também coordenador de Finanças da Fenajufe.
Em um momento tão delicado para servidoras e servidores públicos, incluindo os do Poder Judiciário, a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal aproveita o ensejo para destacar a importância da luta coletiva.
Após mais de um ano do início da batalha contra a PEC 32/2020 e na 14ª semana de mobilização contrária ao projeto, o 8 de dezembro contemplou, ainda, o Dia Nacional de Luta contra a reforma administrativa, com manifestações espalhadas pelo Brasil. Desde o início, foi possível perceber que a união de todos e todas se tornou essencial para ganhar tempo e demonstrar os prejuízos da proposta.
Nessa correlação, o Dia da Justiça foi criado para homenagear o Poder Judiciário e todos os trabalhadores e trabalhadoras que atuam para o cumprimento da Justiça no Brasil. A Fenajufe, vem representando servidoras e servidores, em luta por melhores condições de trabalho e salário, além da preservação de direitos garantidos, que nada mais é do que também promover a execução imparcial da Justiça.
Ao longo dos anos, a Assejus tem acompanhado a atuação da federação e, levando em conta fatos mais recentes, destaca, além da intensiva mobilização contrária à reforma administrativa, a participação ativa no Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU; a argumentação contra a PEC dos Precatórios; e a defesa da permanência dos cargos de técnicos judiciários do TJDFT.
Para o coordenador de Políticas Permanentes da Fenajufe e presidente do Sindissétima – Sindicato dos Servidores da Sétima Região da Justiça do Trabalho (Ceará), Charles Bruxel, a parceria entre Assejus e a Fenajufe é estratégica e determinante nos avanços e na trincheira da defesa dos servidores do PJU lotados no Distrito Federal.
“Enquanto algumas entidades optaram pelo isolamento e ‘autofagia’, a Assejus procurou superar as divergências e construir uma frente ampla de entidades para combater a PEC 32 e propor resoluções dos problemas da categoria”.
Na avaliação da Diretoria Executiva, mesmo diante de ataques, a Fenajufe assumiu protagonismo nacional e diferentemente de outros grupos que pregam a união da categoria, mas, que na prática atuam para sua fragmentação, a federação tem buscado a unidade e o bem coletivo. A Assejus, que partilha desses mesmos ideais, trabalha em parceria no que lhe cabe enquanto associação e mantém diálogo constante.
Neste sentido, a Assejus saúda a Fenajufe pelo caminho percorrido até aqui e se coloca à disposição para o enfrentamento dos futuros desafios. A entidade também celebra o Dia da Justiça, confiante de que a prestação jurisdicional contribui para o aperfeiçoamento das instituições e da democracia, com a expectativa de melhores condições de trabalho para todos os que atuam neste âmbito.
Saudações aos trabalhadores da Justiça! Parabéns à Fenajufe!
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Assejus?
Faça seu cadastro no “Assejus Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular:
Salve o número (61) 99868-8291 e envie um “olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb/
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df