Reforma Administrativa: Assejus e outras entidades defendem retirada de pauta do Congresso durante reunião virtual com vice-presidente da Câmara
Representando a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus), o diretor de Administração da entidade e também diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário e do Ministério Público da União (Fenajufe), Fernando Freitas, esteve reunido com os deputados Rogério Correia (PT/MG) e Marcelo Ramos (PL/AM) pela Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, na última quinta-feira (08/04). A audiência virtual tratou do pedido dos mais de 90 dirigentes das mais de 70 entidades representadas para a retirada da Reforma Administrativa da pauta dos debates do Congresso.
As entidades de classe defenderam ao vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos, que não existe ambiente favorável para se pensar em uma Reforma Administrativa durante uma pandemia mundial que já matou mais de 340 mil pessoas no país, segundo dados do Ministério da Saúde. Só nesta quinta, também de acordo com levantamento da pasta, mais de quatro mil brasileiros foram vítimas da Covid-19.
Para o diretor de Administração da Assejus, Fernando Freitas, neste momento, a prioridade dos três poderes da República, Executivo, Legislativo e Judiciário, deve estar alinhada à três questões: preservação da vida, garantia de vacinação para todos e todas, em especial para os profissionais que estão em linha de frete e manutenção do emprego de brasileiros e brasileiras. “A Assejus já integra a campanha DF Vacinado para ampliar a compra e a garantia de vacinação de todos e todas no sentido de preservar a vida e a saúde da população da cidade. A Frente compartilha dos mesmos ideais da associação, no sentido de garantia da vida. Na visão da entidade, toda e qualquer reforma merece profundidade de debate para que possa ser feita sem atropelos e nem prejuízos à vida do cidadão”, ressaltou Freitas.
O deputado concorda com os argumentos das entidades e acrescentou que, mesmo que os servidores públicos já tenham passado por outras duas reformas desfavoráveis em relação à retirada de direitos (Previdência e PEC Emergencial), o momento é de fato delicado para mais mudanças que impactem o funcionalismo público brasileiro. O parlamentar afirmou ainda que poderá interceder de maneira favorável às entidades junto ao presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP/AL).
A participação da Assejus na Frente Parlamentar Mista do Serviço Público foi aprovada, por unanimidade, no mês passado, pela Diretoria Executiva da entidade e vai ao encontro da decisão aprovada em assembleia da Assejus, realizada no dia 15 de dezembro, onde optou-se pela adesão e a participação da entidade em frentes e movimentos em defesa do serviço e dos servidores públicos considerando os ataques rotineiros por parte do Executivo e do Legislativo. O ingresso na Frente é no sentido de defender os direitos e as garantias das trabalhadoras e dos trabalhadores do funcionalismo público, além de incentivar a prestação de serviços de qualidade para a população na esfera federal, estadual e municipal.