Nesta quarta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) reafirma sua postura em defesa da vida e contrária à Reforma Administrativa (PEC 32/2020) proposta pelo governo de Jair Bolsonaro. No momento em que o Brasil ultrapassa a marca de 4 mil mortes pela Covid-19 em 24h, a entidade, mais uma vez, se solidariza com as famílias das vítimas e se posiciona a favor da vacinação gratuita, ampla e irrestrita para toda a população.
Com o agravamento da crise sanitária, associada à falta de ações efetivas no combate à pandemia, a alta do desemprego e a precarização das condições de trabalho, a categoria das trabalhadoras e dos trabalhadores do funcionalismo público sofre também, de maneira recorrente, ataque aos seus salários e aposentadorias, além de insultos na tentativa de colocar nestes a responsabilidade da crise financeira.
O Brasil enfrenta, ainda, o crescimento da fome. Dados divulgados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) apontam que são 116,8 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar e mais de 19 milhões passando fome. Esta triste constatação demonstra a urgência do tema proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a campanha de 2021, em função do Dia Mundial da Saúde, “para construir um mundo mais justo e saudável para todas e todos, em todos os lugares”.
Para aliviar os impactos econômicos da crise são necessárias medidas isentas de privilégios, como a taxação das grandes fortunas e o arquivamento da atual Reforma Administrativa. Por isso, é de extrema relevância a união de servidoras e servidores contra esta proposta, pois a situação econômica, social e sanitária não será resolvida com a precarização dos serviços públicos.
“O dia de hoje é importante para enaltecermos o Sistema Único de Saúde e todos os profissionais que fazem parte dele. Precisamos nos organizar ainda mais e exigir medidas eficazes de valorização dos serviços públicos e ampliação do acesso para toda a população que precisa”, ressalta o diretor de Assuntos Jurídicos da Assejus, Ginilson Valentim Martins.
É primordial que todas e todos continuem a pressionar deputados por meio das redes sociais, e-mails, whatsapp, panelaços, reuniões virtuais e atos simbólicos em defesa da vida e contra a PEC 32. A previsão do relator, deputado Darci de Matos (PSD-SC), é de que o relatório de admissibilidade da proposta seja apresentado no final deste mês de abril.
Mais sobre a data – O Dia Mundial da Saúde foi criado pela OMS e tem como objetivo conscientizar todos e todas a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis, além de abordar problemas de saúde que atingem a população mundial.
Segundo o artigo 196 da Constituição Federal de 1988, “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”
A Assejus aproveita o ensejo para demonstrar seu apoio, respeito e gratidão a todos e a todos os profissionais da Secretaria de Saúde do tribunal (Sesa) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) que estão à frente do combate ao novo coronavírus e aos demais trabalhadores e trabalhadoras da área da saúde de todo o Brasil.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Assejus?
Faça seu cadastro no “Assejus Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular:
Salve o número (61) 99868-8291 e envie um “olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb/
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df