O diretor de Administração da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) e também coordenador de Administração e Finanças da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), Fernando Freitas, se reuniu, nesta terça-feira (9), com o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, para tratar questões afetas à carreira das servidoras e dos servidores do Poder Judiciário da União.
O encontro articulado pela Fenajufe, foi realizado por videoconferência, e contou com a participação, além de Freitas, da coordenadora da federação Lucena Martins e os coordenadores Fabiano dos Santos, Leopoldo de Lima, Roberto Policarpo e Thiago Duarte. Acompanhando o ministro Luis Fux, esteve presente o secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener de Araújo, e a secretária de Cerimonial e Eventos do CNJ, Carine de Lima Nascimento.
Na oportunidade, foi debatido com o presidente Fux, o retorno dos trabalhos e o fortalecimento do Fórum Permanente de Carreira, além de pautas específicas da categoria, como os efeitos da pandemia na saúde física e mental das servidoras e dos servidores públicos; e os impactos da PEC 186 e da reforma administrativa no Judiciário.
O ministro Luiz Fux relatou o embate que teve com o Senado quando da análise da PEC 186, para evitar o corte na verba de custeio, e enfatizou a necessidade de um trabalho conjunto com o CNJ na apresentação de novos pleitos ao parlamento.
Fux também demonstrou que pretende fortalecer o trabalho do Fórum Permanente de Carreira e das Comissões já instaladas, como forma de dar encaminhamento não só às discussões, mas também às questões tocantes aos servidores.
A alteração do nível de escolaridade para ingresso na carreira de técnico judiciário e a acumulação da VPNI e GAE para os OJAFs, em risco pelas investidas do Tribunal de Contas da União (TCU), também foram debatidos durante o encontro. Para o diretor de Administração, Fernando Freitas, “a modernização e a evolução das carreiras do PJU são urgentes. A adequação a nova realidade exige da Administração e das entidades representativas um diálogo permanente para fazer frente aos novos modelos de prestação jurisdicional. Além disso, com os debates sobre a PEC 186 e com a proposta de reforma administrativa a categoria se sente ainda mais vulnerável e urge adoção de medidas”.
Com informações da Fenajufe.
Assejus Notícias – Informações sobre tudo o que acontece na entidade!
Receba as principais notícias diretamente no seu celular:
Salve o número (61) 99868-8291 e envie um “olá” para confirmar.
Acesse também as redes sociais da Assejus:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb/
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus