A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) cumprimenta seus associados aposentados e aposentadas em função do Dia Nacional dos Aposentados, celebrado no último domingo (24). Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são cerca de 31 milhões de aposentados no Brasil. Cidadãs e cidadãos que se dedicaram a vida inteira ao trabalho e hoje merecem usufruir da recompensa pelos serviços prestados à sociedade.
A entidade defende uma aposentadoria digna e, por isso, tem se empenhado no enfrentamento às consequências impostas pela Reforma da Previdência e se posicionado contrária à Reforma Administrativa proposta pelo governo Bolsonaro. Ao longo de 2020, a associação também se manifestou contrária as medidas de redução salarial do funcionalismo público, acompanhou a incorporação dos quintos e se comprometeu com ações judiciais relacionadas aos Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA).
A Diretoria Executiva da Assejus também solicitou a suspensão do recadastramento anual dos magistrados, dos servidores aposentados e dos beneficiários de pensão civil do TJDFT, por tempo indeterminado, em função da pandemia de Covid-19. Neste sentido, a associação irá solicitar ao tribunal a implantação da prova de vida digital.
A entidade também conquistou a redução do percentual de desconto da coparticipação do Pró-Saúde para 5% até março de 2021 e se posicionou a favor da manutenção dos e-mails institucionais dos aposentados do TJDFT. Além disso, pela primeira vez, o segmento foi contemplado com a verba do patrocínio institucional dos fóruns.
Para a presidente do Conselho Deliberativo e aposentada há pouco mais de dois anos, Ana Cristina Pupe de Brito, aposentados e aposentadas tem um grande potencial de aproveitamento dos serviços que a Assejus oferece, como os convênios e o clube. “É de extrema importância que este segmento esteja representado na esfera decisória da entidade, pois contribuímos durante toda a nossa vida laboral e continuamos contribuindo na aposentadoria. Não podemos ser desconsiderados nas decisões”.
Representatividade – a atual gestão da Assejus conta com a participação efetiva de servidores aposentados e aposentadas. Como exemplo, o presidente da Diretoria Executiva, Juno Rego; a presidente do Conselho Deliberativo, Ana Cristina Pupe de Brito; a segunda diretora de Assuntos Jurídicos, Mara Saad; a diretora de Patrimônio, Maria José Barbosa da Silva; a primeira e a segunda secretária do Conselho Deliberativo, Elvani Maria da Costa e Maria do Socorro Martins Lima. Além disso, a Comissão de Avaliação da sede administrativa da entidade é presidida por uma servidora aposentada, Glaucia Sena de Brito.
Neste contexto, a Assejus cumprimenta também todos os aposentados e aposentadas do Brasil, sem esquecer aqueles que mesmo após a aposentadoria continuam trabalhando para complementar a renda. Que a reflexão sirva para impulsionar a construção de mecanismos efetivos de valorização de trabalhadores e trabalhadoras após anos de dedicação profissional.