Climatização: Fórum de Samambaia

Prezados(as) Associados(as) do Fórum de Samambaia,

A Diretoria Executiva da Assejus informa que houve manifestação do Núcleo de Elaboração de Projetos de Engenharia e Arquitetura acerca da instalação de climatização no Fórum.

O Núcleo assim se manifestou:

“Senhora Coordenadora em resposta ao pedido de informações a respeito do projeto de climatização do Fórum de Samambaia seguem os esclarecimentos.

Os estudos deste Núcleo de Projetos sobre a climatização do Fórum de Samambaia se iniciaram em 2017 através do processo físico 5455/2015, com a elaboração de um estudo de viabilidade técnica.

O referido processo foi digitalizado e inserido no processo eletrônico 0011206/2018 e o referido estudo consta como o documento 0529020 deste processo. Este mesmo estudo foi corroborado pela SERMAN através do documento 0533448.

Desta forma ficou definido pelas área técnicas que a melhor solução para a climatização do Fórum de Samambaia será o sistema VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável), conforme vantagens devidamente apresentadas. Após o referido estudo foi solicitado ao Comitê de Contratações (COC) a inserção no Plano de Contratação de 2019 a implantação do novo sistema de climatização do fórum.

Fato ocorrido em setembro de 2018 através do processo eletrônico 0012823/2018. Com a demanda devidamente autorizada pelo COC (0738620) e formalizada através do código de acompanhamento COB_003, há uma previsão orçamentária de R$ 3.000.000,00 para implantação do novo sistema. Com relação a prazos entende-se que os estudos de viabilidade técnica já foram concluídos, o Estudo Técnico Preliminar já foi apresentado no processo 11206/2018 (0641165) e o projeto básico de climatização está em desenvolvimento, já com a definição da potência dos equipamentos e seus posicionamentos marcados na planta baixa.

Com tais definições foi possível iniciar o projeto complementar de instalações elétricas para atender o novo sistema. A previsão para conclusão dos projetos e apresentação ao COC é para o final de março de 2019. Havendo alguma ressalva do COC para o projeto será necessário fixar novo prazo para conclusão das alterações que por ventura forem solicitadas.

Faz-se necessário informar também que deverá haver incremento significativo na conta de energia da edificação com a instalação e operação do novo sistema de climatização. Atualmente o gasto com a conta de energia do fórum está em torno de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) mensais, esse valor poderá triplicar quando o sistema de climatização entrar em operação. Permanecemos a disposição para maiores esclarecimentos. (…)”

O processo pode ser acompanhado via SEI n. 1380/2019. A Diretoria Executiva continuará empenhada para que o problema da falta de climatização seja finalmente resolvido, bem como os problemas com a infestação de pombos e queda de pedaços da fachada do prédio.

Att, Diretoria Executiva

Rolar para cima