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Prezados(as) Associados(as),
A Diretoria Executiva da Assejus trabalhou arduamente ao longo de 2018 em defesa dos direitos dos associados bem como pelo aprimoramento da gestão responsável dos recursos e do patrimônio da Associação. Sendo assim, apresentamos um resumo das principais ações desenvolvidas durante o ano que se findou.
1- Ações em defesa dos direitos dos associados:
- Em 09/01/18 ocorre a primeira reunião da nova gestão com a Presidência do TJDFT. Pontos como reajuste dos benefícios sociais (auxílios creche e alimentação), Quintos e 13,23%, convocação e posse de aprovados nos concursos vigentes do tribunal, auxílio transporte e Pró-Saúde foram discutidos. (https://assejus.org.br/novo_2017/assejus-e-sindjus-df-tratam-de-pauta-dos-servidores-com-presidente-do-tjdft/)
- proposta ação judicial contra a devolução da diferença do 13º salário de 2017 referentes aos quintos de CJ. (https://assejus.org.br/novo_2017/assejus-comunicado-importante-acao-judicial-13o-dos-quintos-de-cj/)
- Diretoria inicia ciclo de palestras sobre migração de previdência com a associada Patrícia Peres. (https://assejus.org.br/novo_2017/assejus-debate-sobre-migracao-do-regime-de-previdencia/)
- Proposta ação coletiva não incidência dos PSSS sobre a parcela do adicional de qualificação – Treinamento. ( https://assejus.org.br/novo_2017/assejus-acao-coletiva-nao-incidencia-do-psss-sobre-a-parcela-do-adicional-de-qualificacao-treinamento/)
- Ações contra a determinação da AGU para suspensão e devolução dos Quintos de CJ-FC com base no julgamento RE 638.115/CE. (https://assejus.org.br/novo_2017/comunicado-importante-quintos-de-fccj/)
- Ações contra a determinação do Presidente do TJDFT que em decisão monocrática havia determinado o cumprimento do Parecer de Força Executória nº 00230/2018/PGU/AGU, onde a União postula a exclusão das incorporações e atualizações dos quintos decorrentes do exercício de função comissionada ou cargo em comissão, no período compreendido entre a vigência da Lei nº 9.624/98 e a MP nº 2.225-45/2001. (https://assejus.org.br/novo_2017/comunicado-importante-suspensao-do-pagamento-dos-quintos-19982001/)
- Código de Ética do TJDFT é atualizado. Membro da Comissão de Ética, a Diretoria encaminha comunicado para que os associados possam enviar sugestões. (https://assejus.org.br/novo_2017/assejus-informa-atualizacao-do-codigo-de-etica-e-conduta-do-tjdft/)
- Iniciada as tratativas acerca da implementação do ponto eletrônico no âmbito do TJDFT. A Diretoria Jurídica, após a negativa da Administração em conceder acesso aos processos eletrônicos do ponto, atuou com o Jurídico da Assejus e propuseram ação perante a Justiça Federal, obtendo uma importante liminar. (https://assejus.org.br/novo_2017/implantacao-do-ponto-eletronico-no-ambito-do-tjdft/)
- Diretoria divulga processos administrativos, disponibilizados por força judicial, para conhecimento dos associados. (https://assejus.org.br/novo_2017/confira-os-processos-administrativos-do-ponto-eletronico/)
- Vitória importante! Recurso administrativo, nos autos do PAD nº 14525/2017, assegura aos associados o direito de receberem o auxílio transporte mesmo utilizando o veículo próprio no deslocamento casa – trabalho, sem necessidade de comprovação dos gastos. (https://assejus.org.br/novo_2017/comunicado-auxilio-transporte/)
Ações Judiciais coletivas propostas:
- PROCESSO 1000619-97.2018.4.01.3400: ação coletiva ajuizada contra a UNIÃO, objetivando a concessão de tutela provisória de urgência para suspender a exigibilidade da majoração das alíquotas de contribuição previdenciária incidentes sobre os rendimentos de seus associados para 14% (quatorze por cento).
- PROCESSO 1005228-26.2018.4.01.3400: ação coletiva ajuizada para concessão da vantagem pecuniária a título de auxílio-transporte aos associados, independentemente da utilização de veículo próprio para locomoção, e sem que haja a necessidade de pagamento da contrapartida de 6% (seis por cento) do vencimento do cargo efetivo ou de comprovação das despesas de deslocamento entre a residência e o local de trabalho e vice-versa.
- PROCESSO 1014777-60.2018.4.01.3400: ação coletiva, com pedido de tutela de urgência, ajuizada em desfavor da UNIÃO e da FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO DO PODER JUDICIÁRIO – FUNPRESP-JUD, para “suspender a fluência do prazo legal para migração de regime de previdência que, previsto para ocorrer dia 28/07/2018 (sábado), ou, conforme os arts. 92 e 152-I da Lei nº 13.328/2016, em 30/07/2018 (segunda-feira), até que haja manifestação (administrativa ou judicial), definitiva e vinculante da União para o órgão funcional dos substituídos (TJDFT) quanto à natureza jurídica (previdenciária ou indenizatória) do Benefício Especial, permitindo eventual e futura migração de regime de previdência, de forma irrevogável e irretratável”.
- PROCESSO 1018049-62.2018.4.01.3400: acesso ao PA 11.350/18 e a outros procedimentos administrativos que versem sobre a implementação do sistema de registro eletrônico de frequência dos servidores da Justiça do Distrito Federal.
- PROCESSO 1019375-57.2018.4.01.3400: ação em face da União, objetivando a concessão de tutela de urgência e evidência, sem oitiva da parte contrária, para determinar à Ré que suspenda imediatamente a cobrança ou a apropriação dos valores nos contracheques dos servidores do TJDFT, conforme determinado no PA SEI nº 0010687/2018, devolvendo aos servidores na próxima folha de pagamento os valores eventualmente descontados, até o julgamento final da ação.
- PROCESSO 1028635-61.2018.4.01.3400: ação contra o reajuste do Pró-Saúde.
- PROCESSO 0710900-30.2017.8.07.0003: recurso inonimado perante à Primeira Turma Recursal dos Juizados Especiais no qual a Assejus obteve importante vitória no sentido de que não é devido pela Associação o ressarcimento dos valores recebidos pelo Mandado de Segurança dos 14%.
- PROCESSO 0722214-45.2018.8.07.0000: mandado de segurança coletivo,com pedido de liminar, contra ato ilegal imputado ao Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios que, executando a ordem mandamental proferida nos autos do MSG nº 2016.00.2.000315-6, determinou o cumprimento integral dos Acórdãos nº 621/2010 e nº 2.900/2014 do Tribunal de Contas da União.
Processos Administrativos – listamos abaixo alguns dos principais processos administrativos (ao menos 25) que versam sobre as mais diversas demandas de interesse dos associados:
- 9291/2018: solicitação de criação de comissão para discutir a implementação do cartório do futuro.
- 11918/2018: solicitação para que a Presidência do TJDFT melhore a segurança do Fórum Verde.
- 12520/2018: solicitação para suspensão de expediente durante os jogos da copa.
- 17711/2018: solicitação de acesso os processos administrativos do ponto eletrônico.
- 16786/2018: solicitação de criação de regulamentação para implementação do cartão de crédito consignado no âmbito do TJDFT.
- 22368/2018: solicitação de cumprimento da liminar judicial na qual foi determinado o acesso aos processos administrativos do ponto eletrônico.
- 23747/2018: solicitação de esclarecimentos quanto ao fechamento do restaurante do Fórum Leal Fagundes bem como sobre as providências que estão sendo adotadas.
- 22152/2018: solicitação para que a Administração adote as medidas administrativas pertinentes, para conferir fiel cumprimento ao comando da decisão exarada no processo nº 1019375-57.2018.4.01.3400, em curso na r. 14ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.
- 4384/2018: solicitação de providências junto à Administração diante da recusa do Banco do Brasil em aceitar a identidade funcional dos servidores.
- 8428/2018: requerimento para que seja concedido adicional de insalubridade aos associados que laboram na sala cofre entre outras áreas.
- 8933/2018: requerimento para promoção da tarde da saúde na sede do TJDFT.
- 2701/2018: requerimento para que a Administração do TJDFT efetue treinamentos e simulações de situações de emergências além de elaboração de plano de evacuação.
- 17581/2018: requerimento de audiência com o Presidente do TJDFT para tratar da implementação do ponto eletrônico.
- 11919/2018: solicitação ao serviço médico do TJDFT para que haja criação de posto médico no Fórum Verde.
- 17582/2018: pedido de audiência com o Corregedor para tratar sobre o ponto eletrônico.
- 19374/2018: solicitação de relatórios ao Pró-Saúde.
- 20764/2018: encaminhamento ao Pró-Saúde das demandas aprovadas em Assembleia-Geral realizada dia 19/09/2018.
- 8902/2017: requerimentos acerca dos quintos de CJ.
- 18109/2018: atos de implementação do ponto eletrônico.
- 25591/2018: solicitação de criação de comissão para debater a implementação do ponto eletrônico (processos vinculado: 25587/2018 – Corregedoria).
- 25824/2018: requerimento para participação democrática dos servidores na implementação do ponto eletrônico, com base na Resolução N. 221 de 10/05/2016 do Conselho Nacional de Justiça.
- 10155/2018: instalação do bicicletário no TJDFT/SEDE.
- 14525/2017: alteração da resolução de concessão do auxílio transporte e pedido de aplicação do Acórdão que estendeu o benefício.
- 24567/2018: pedido de reconsideração contra o reajusta aprovado à época pelo Conselho do Pró-Saúde que levava em consideração a cobrança por faixa etária dos beneficiários.
- 18927/2018: encaminhamento ao Conselho do Pró-Saúde das demandas aprovadas em Assembleia-Geral realizada dia 25/08/2018.
Prestação de serviço de assessoria jurídica para os associados (escritórios Machado Gobbo e Renato Barros):
- Ações individuais propostas: aprox. 689
- Ações coletivas propostas em 2018: 08
- Ações coletivas ou em defesa da instituição Assejus em acompanhamento: 30
- Defesa em Processos Administrativos Disciplinares: 37
- Número de atendimentos presenciais (2018): aprox. 600
2- Ações de gestão administrativa e financeira:
- Entrega dos novos sistemas da Associação que avança uma década em Tecnologia da Informação. Novos recursos são agregados a fim de melhorar o acesso pelos associados. (https://assejus.org.br/novo_2017/nova-gestao-da-assejus-para-o-bienio-20172019-toma-posse-2/)
- Página da Transparência é criada e disponibilizada. Associados passam a ter acesso aos contratos da Assejus e demais dados administrativos e financeiros. (https://assejus.org.br/novo_2017/assejus-conheca-a-pagina-de-transparencia/)
- Pela primeira vez na história, Diretoria divulga o valor da verba de patrocínio dos Fóruns. O recurso pode ser utilizado para eventos que contemplem associados e dependentes, obedecendo regulamentos internos, e é estipulado quando da realização da peça orçamentária anual. (https://assejus.org.br/novo_2017/assejus-verba-para-patrocinio-dos-foruns/)
- Diretoria aprova e encaminha revisão do contrato de reprografia dos postos da Assejus. Todas as reprografias deficitárias são fechadas. Contrato é revisado e economia anual chega na casa dos R$ 24.000,00.
- Em mais uma medida histórica, Diretoria aprova reestruturação administrativa da Assejus. Objetivo é enxugar a folha de pagamento e racionalizar o quadro de pessoal da associação. Com cortes previstos, e a não reposição de cargos vagos, a estimativa de economia na folha para o ano de 2019 é de aproximadamente R$ 350.000,00. Além disso as despesas com pessoal obedecem teto prudencial de 30% da arrecadação.
- Diante dos incidentes que envolveram recursos do serviço de reprografia, é criada Comissão para averiguar os fatos e contratada auditoria externa. (https://assejus.org.br/novo_2017/3738-2/)
- Diretoria celebra convênio com a Porto Seguro e passa a oferecer planos odontológicos para os associados. (https://assejus.org.br/novo_2017/assejus-firma-parceria-com-convenio-odontologico/).
- Inaugurado novo bicicletário na sede do TJDFT. A Associação em parceria com o Banco Alfa promoveu toda a reforma do ambiente (sinalização do espaço, a reforma dos armários, a aquisição dos suportes para as bicicletas e da fechadura de acesso ao bicicletário) adequando-o para proporcionar conforto e segurança aos usuários. (https://assejus.org.br/novo_2017/tjdftsede-ganha-novo-bicicletario/)
- Diretoria encaminha proposta de isenção da taxa de exame médico para associados e dependentes. Medida foi fruto do saneamento do serviço de reprografia que gerou uma economia anual de R$ 24.000,00. (https://assejus.org.br/novo_2017/isencao-da-taxa-de-exame-medico-para-os-associados-e-dependentes/)
3- Clube Social:
- substituição da gestão do restaurante do clube social e reforma do espaço para adequações sanitárias e de segurança (https://assejus.org.br/novo_2017/restaurante-do-clube-assejus-passa-por-reforma/).
- realizada obra de construção das instalações de rede de gás canalizado no clube social (https://assejus.org.br/novo_2017/mudancas/).
- Nova subestação de energia garante economia e severa redução no valor da conta de luz do clube social. Economia anual passa da casa dos R$ 70.000,00. (https://assejus.org.br/novo_2017/nova-subestacao-de-energia-reduz-despesa-do-clube/)
- Churrasqueira coletiva, 13 e 14 recebem pequena reforma. Espaços estavam em avançado estado de deterioração.
- Manutenções programadas garantem segurança dos usuários do clube social. Problemas são identificados e soluções são efetuadas.
- Clube recebe sistema SISPRED de manutenção predial o que garante agilidade nos serviços de manutenção.
- Após anos de espera, salão de festas receberá climatização. Obra trará conforto aos usuários do espaço quando da realização de eventos.
4- Esportes, cultura e lazer:
- Diretoria celebra convênio com a escola de futebol Boca Juniors e promove salto de qualidade no ensino do futebol para crianças e jovens (https://assejus.org.br/novo_2017/escola-boca-juniors-na-assejus/)
- Realização da tradicional matinê de carnaval para as crianças. As crianças, junto com os papais, aproveitaram uma tarde com muita animação, brinquedos infláveis, mágico, animadores, pintura de rosto, balão mania e comidas típicas. (https://assejus.org.br/novo_2017/marchinha-confetes-e-muita-diversao/)
- Associado-atleta patrocinado pela Assejus é campeão do PANAMERICANO XTERRA –PAN AMERICAN TOUR – AGE GROUP. (https://assejus.org.br/novo_2017/associado-e-atleta-patrocinado-pela-assejus-conquista-o-panamericano-xterra-pan-american-tour-age-group/)
- Diretoria Sociocultural promove comemoração ao Dia da Mulher. (https://assejus.org.br/novo_2017/um-dia-especial-para-elas/)
- Diretoria de Esportes promove aulão especial em comemoração aos dias das mães. (https://assejus.org.br/novo_2017/assejus-aulao-especial-dia-das-maes-1205-sabado/)
- Associado-atleta patrocinado pela Assejus conquista torneio de JIU-JITSU. (https://assejus.org.br/novo_2017/associado-e-atleta-patrocinado-pela-assejus-vence-torneio-de-jiu-jitsu/)
- Festa Junina é realizada. Arraiá da Assejus foi um verdadeiro sucesso. (https://assejus.org.br/novo_2017/arraia-da-assejus-2018-e-um-grande-sucesso/)
- Time Ceilândia vence o Torneio Master de Futebol da Assejus (https://assejus.org.br/novo_2017/time-ceilandia-e-campeao-do-torneio-master-de-futebol-assejus/).
- Diretoria de Esportes e Sociocultural promovem aula de KRAVMAGA exclusivamente para mulheres. (https://assejus.org.br/novo_2017/assejus-curso-de-krav-maga-exclusivo-para-mulheres/)
- Diretoria de Esportes e Sociocultural promovem aulão de zumba. Evento foi um sucesso e contou com centenas de participantes.
- Festa de Final de ano “As Quatro Estações” marca história e recoloca a Assejus no circuito das melhores festas de final de ano de Brasília. (https://assejus.org.br/novo_2017/confira-as-fotos-da-festa-4-estacoes-e-do-campeonato-de-futebol-2018/)
Foi um ano de grandes conquistas e reorganização da nossa Associação. Nossa principal pauta foi a busca por mudança de cultura na administração da Assejus e de mostrar com transparência os dados, discutindo abertamente todas as questões, mesmo com as dificuldades políticas entre os Órgãos Sociais.
De maneira geral, é bom lembrar que quem assume um cargo de direção, naturalmente, precisa de tempo para conhecer os processos, todavia, é preciso salientar que cada membro da Diretoria Executiva entrou com comprometimento e força total com foco no Associado (bem maior).
Quem está nesta linha de frente, quer colaborar de forma mais ativa e efetiva dando o melhor, como contraponto em tempos difíceis de fake news e intolerância. Por fim, as perspectivas para 2019 são boas e o nosso maior desafio é que a tomada de decisão, juntamente com os demais Órgãos Sociais, promova o bem-estar de todos os associados da ASSEJUS.
Brasília/DF, janeiro de 2019.
DIRETORIA EXECUTIVA DA ASSEJUS
BIÊNIO 2017/2019
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