banner STF.jpg

ASSEJUS se reúne com ministro Cristiano Zanin no STF e apresenta pautas de interesse dos servidores

Encontro abordou a reestruturação das carreiras, da recomposição remuneratória e pediu a conclusão do julgamento das ações que questionam pontos da Reforma da Previdência

A Associação dos Servidores da Justiça (ASSEJUS) se reuniu, nesta quinta-feira (10/9), com o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), para apresentar pautas de interesse dos servidores do Sistema de Justiça. A entidade defendeu avanços na reestruturação das carreiras, a recomposição remuneratória e a retomada do julgamento das ações que questionam pontos da Reforma da Previdência de 2019.

O vice-presidente em exercício da ASSEJUS, Alan Coelho, e o diretor Financeiro da entidade, Aldo Ribeiro, participaram do encontro. Os representantes entregaram ao ministro memoriais com os principais argumentos da Associação sobre os temas.

Uma das pautas apresentadas foi a necessidade de conclusão do julgamento conjunto das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) que discutem dispositivos da Emenda Constitucional nº 103/2019, responsável pela Reforma da Previdência. A ASSEJUS destacou que o julgamento ainda precisa de uma definição do Supremo em questões que afetam servidores ativos, aposentados e pensionistas.

Entre os pontos pendentes estão a regra de cálculo das aposentadorias das mulheres vinculadas aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), a possibilidade de cobrança de contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas sobre valores que ultrapassem o salário mínimo, a contribuição extraordinária e as alíquotas previdenciárias progressivas.

Nos três primeiros temas, os votos já proferidos no STF formaram maioria de 7 a 3. A discussão sobre as alíquotas previdenciárias progressivas registra empate de 5 a 5. A ASSEJUS pediu a retomada e a conclusão do julgamento para que o Supremo estabeleça uma posição definitiva sobre as questões e garanta segurança jurídica aos servidores, aposentados e pensionistas.

“Apresentamos ao ministro Cristiano Zanin a questão das ADIs da EC nº 103/2019. A gente precisa que elas sejam pautadas e tragam os resultados que esperamos para os nossos servidores e trabalhadores”, afirmou o vice-presidente em exercício da ASSEJUS, Alan Coelho.

Reestruturação das carreiras e recomposição remuneratória

A ASSEJUS também apresentou ao ministro a necessidade de avanço da reestruturação das carreiras dos servidores do Poder Judiciário da União. A entidade defende que o STF encaminhe uma proposta legislativa ao Congresso Nacional para atualizar as carreiras diante das mudanças ocorridas nos últimos anos, como a digitalização dos processos, a incorporação de novas tecnologias, o aumento da complexidade das atividades e a necessidade de maior especialização dos quadros técnicos.

“Tratamos ainda com o ministro Zanin da situação da nossa carreira. Precisamos dessa reestruturação o mais rápido possível, para que a carreira seja valorizada e as novas estruturas sejam contempladas nessa reestruturação”, disse o diretor financeiro da ASSEJUS, Aldo Ribeiro.

Durante a reunião, a entidade também defendeu a rejeição pelo Congresso Nacional dos Vetos nº 45/2025 e nº 17/2026. Os vetos atingiram parcelas da recomposição remuneratória aprovada pelo Congresso Nacional para servidores do Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União e do Conselho Nacional do Ministério Público.

As propostas aprovadas pelo Legislativo previam reajustes de 8% em julho de 2026, 8% em julho de 2027 e 8% em julho de 2028. Com os vetos, foram mantidas apenas as parcelas de 2026. A ASSEJUS defende o restabelecimento das parcelas previstas para 2027 e 2028 como medida de valorização das carreiras e de enfrentamento das perdas remuneratórias acumuladas.

O diálogo institucional é uma das prioridades da gestão do atual presidente da ASSEJUS, Fernando Freitas. A Associação mantém interlocução com integrantes dos poderes da República e demais autoridades do sistema de Justiça com o objetivo de acompanhar pautas de interesse dos servidores e buscar avanços efetivos na valorização das carreiras.

Ainda não é filiado à ASSEJUS?

Filie-se à entidade e tenha a maior rede de benefícios e convênios para servidores públicos.

Para formalizar sua filiação, basta procurar o setor de Cadastro da entidade no WhatsApp (61) 99968-7308 – opção 3, por e-mail: cadastro@assejus.org.br ou pelo telefone (61) 3103-7550.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.

Rolar para cima