O debate para viabilizar a recomposição salarial das servidoras e servidores do PJU teve avanços importantes na última quinta-feira (8). A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), entidade da qual a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) é parceira e apoia a luta, levou o tema à diretoria-geral do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Conselho Nacional da Justiça (CNJ). As reuniões ocorreram uma pela manhã e outra pela tarde.
No CNJ, o encontro foi com o secretário-geral do conselho, Valter Shuenquener, e contou com a presença do diretor de Administração, Fernando Freitas, que também é coordenador de Administração e Finanças da Fenajufe e Roberto Policarpo, coordenador de Administração e Finanças da federação. Na ocasião, os coordenadores mencionaram que está sendo discutido no Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU um reajuste em 14,74% — proposto pela federação — com base na inflação desde janeiro de 2019.
Valor que Fernando Freitas avaliou como responsável e realista. De acordo com Freitas, os servidores não estão tendo uma recomposição salarial mínima há alguns anos, perdendo para a inflação do período. Para ele, ainda pesa os fatos de que a reforma da Previdência aumentou a alíquota do funcionalismo e o home office ampliou os custos das servidoras e servidores.
Shuenquener então se comprometeu em falar com o ministro Fux, do STF, sobre a recomposição salarial, pela urgência da demanda e pela necessidade de uma decisão sobre o tema. O secretário, ao final, se colocou mais uma vez à disposição da Fenajufe para tratar dos pontos discutidos.
À tarde, os coordenadores se reuniram com o diretor-geral do STF, Edmundo Veras dos Santos Filho. Como na reunião com o CNJ, foi explicada a urgência dessa agenda para que seja possível aproveitar a janela orçamentária de 2022 e solicitada uma intervenção junto a Fux devido ao prazo.
Além da recomposição salarial, durante os encontros também foram debatidos temas como a alteração do nível de escolaridade para ingresso na carreira de Técnico Judiciário (NS) e o aproveitamento de candidatos aprovados em concursos públicos vigentes nos TRTs.
Com informações da Fenajufe
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Assejus?
Faça seu cadastro no “Assejus Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular:
Salve o número (61) 99868-8291 e envie um “olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb/
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df