Na última semana, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) conquistou o Prêmio CNJ de Qualidade, em seu grau máximo, na categoria Diamante. É o segundo ano consecutivo que o tribunal obtém esse êxito e isso só foi possível graças ao trabalho e à dedicação de servidores, servidoras, magistrados, magistradas e demais colaboradores e colaboradoras que garantem o acesso da população à justiça no DF.
Ao longo do ano de 2020, o TJDFT divulgou dados demonstrando a produtividade do órgão para garantir a prestação jurisdicional, apesar do isolamento e das medidas de distanciamento social impostos pela pandemia de Covid-19.
No período de 16/3 a 4/10, foram proferidos ao todo 1.228.683 atos judiciais, entre acórdãos, sentenças, decisões e despachos. Também foram realizados 13.323.414 atos de expediente, tão necessários para a efetivação dos atos judiciais e para a tramitação dos processos judiciais.
Para a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus), esses números jamais seriam alcançados sem o empenho, a dedicação e o trabalho dos servidores e das servidoras do TJDFT, no propósito de garantir acesso, qualidade, eficiência e efetividade nos serviços sob responsabilidade institucional do órgão.
A Assejus ressalta que em meio ao isolamento e ao distanciamento sociais estabelecidos em função da pandemia, servidores e servidoras foram surpreendidos pela necessidade de instalarem estações de trabalho dentro de seus lares, de adquirirem equipamentos de informática e pacotes de internet, além de mobiliário ergonômico.
Outros tantos servidores e servidoras viram-se compelidos a enfrentar o risco da infecção pelo novo coronavírus nas mais variadas regiões e nos diversos locais de trabalho do TJDFT, a exemplo dos oficiais de Justiça, dos agentes de segurança, dos profissionais de saúde do Tribunal, dos inspetores e profissionais da Vara da Infância e da Juventude do DF e dos atendentes que recebem inquéritos policiais.
Para a entidade, o selo conquistado na categoria diamante arremata a importância da força de trabalho de servidoras e de servidores públicos na qualidade dos serviços oferecidos à população, deixando evidente que muitos argumentos utilizados em defesa da reforma administrativa em trâmite no Congresso Nacional são falaciosos.
A Assejus saúda as servidoras e os servidores do TJDFT, assim como registra seus cumprimentos ao órgão por mais essa conquista.
Prêmio CNJ de Qualidade – Foi criado em 2019, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números. O objetivo é incentivar e estimular os tribunais brasileiros na busca pela excelência na gestão, no planejamento e na produtividade, sob a ótica da prestação jurisdicional. A avaliação se dá por meio de critérios sistematizados em quatro eixos fundamentais: organização administrativa, atenção às políticas nacionais do Poder Judiciário, transparência e prestação jurisdicional.
Com informações do TJDFT.