Nesta quarta-feira (19/3), o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS), Fernando Freitas, esteve presente na homenagem póstuma ao desembargador José Colombo de Sousa, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Proposta pelo desembargador Diaulas Ribeiro, a Corte concedeu a Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios (OMJDFT), na graduação Grão-Colar, 36 anos após sua morte. José Colombo foi o primeiro desembargador do TJDFT pelo Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e foi indicado pelo ex-presidente da República, Juscelino Kubistchek, para compor o Tribunal.
“O desembargador José Colombo está na história do Brasil como um dos maiores entusiastas da transferência da capital do País para Brasília. Quem conhece a história, sabe que sua atuação no parlamento contribuiu grandemente para que a cidade fosse inaugurada e para que o TJDFT fosse instalado”, disse o presidente da ASSEJUS, Fernando Freitas.
Presente na cerimônia, o primeiro vice-presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati, afirmou que a comenda é uma maneira do TJDFT expressar gratidão ao legado deixado pelo desembargador José Colombo. “Por unanimidade, o TJDFT enaltece hoje o legado do desembargador José Colombo Sousa, mesmo fora de seu tempo. Reconhecer a grandeza do desembargador é uma forma significativa de o Tribunal de Justiça expressar sua eterna gratidão ao eminente magistrado”, ressaltou Belinati.
A trajetória do desembargador José Colombo de Sousa
O desembargador José Colombo de Sousa nasceu na cidade de Itapipoca, Ceará, em 2 de março de 1913. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Estado do Ceará, em 1937, e se inscreveu na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Estado, em julho de 1938. Foi professor de colégios e da Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará e, em outubro de 1954, foi eleito Deputado Federal pelo Ceará.
Como parlamentar, manifestou-se favorável à transferência da Capital Federal do Rio de Janeiro para Brasília e destacou-se como um dos líderes do “Bloco Mudancista”. Foi relator do orçamento de 1960, com relevante atuação para viabilizar os recursos para o primeiro ano de funcionamento da Nova Capital do Brasil, que viabilizaram, inclusive, a instalação do TJDFT, em 5 de setembro de 1960, na forma da Lei nº 3.754/1960, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Foi escolhido pelo então presidente Juscelino Kubitschek para compor o TJDFT como primeiro desembargador pelo Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Tomou posse e entrou em exercício em 21 de novembro de 1960. Tornou-se presidente da Corte no biênio 1970-1972 e acabou demitido do cargo em 27 de abril de 1973, com base no artigo 6º, §§ 1º e 2º do Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968, no contexto da Ditadura Militar. Com a “Lei de Anistia”, de 28 de agosto de 1979, José Colombo de Sousa não requereu o retorno à atividade judicante, optando pela aposentadoria, em 7 de abril de 1980. Colombo casou-se com Yolanda Barroso Gurgel de Lima, com quem teve oito filhos. Morreu em 30 de agosto de 1987, aos 74 anos, em Brasília, sem retornar ao TJDFT.
- Biografia com informações da Ascom do TJDFT


Ainda não é filiado à ASSEJUS?
Filie-se à entidade e tenha a maior rede de benefícios e convênios para servidores públicos.
Para formalizar sua filiação, basta procurar o setor de Cadastro da entidade no WhatsApp (61) 99968-7308 – opção 3, por e-mail: cadastro@assejus.org.br ou pelo telefone (61) 3103-7550.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.
Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb
Tiktok: https://www.tiktok.com/@assejus
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Flickr: https://www.flickr.com/photos/assejusdf
Kwai: https://k.kwai.com/u/@ASSEJUS/TKCmmv7E
LinkedIn: https://abrir.link/BGnTo
Telegram: https://t.me/assejusnoticias
WhatsApp (ASSEJUS Notícias): https://whatsapp.com/channel/0029VaJ2cYGJf05cNq4mEH0n