WhatsApp Image 2024 04 12 at 12.20.26

Teletrabalho: ASSEJUS requer ao TJDFT aplicação imediata de alterações da Resolução CNJ n° 219/2016 para ampliar trabalho remoto de servidores nos órgãos judiciários

A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal e Territórios (ASSEJUS) apresentou, nesta quarta-feira (10/4), um requerimento administrativo ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador José Cruz Macedo, visando a aplicação imediata de alterações na Resolução CNJ n° 219/2016 nos órgãos de primeiro e segundo graus vinculados ao Tribunal. O pedido busca a exclusão dos servidores assistentes de magistrados do limite de servidores em teletrabalho e possibilidade de estarem em trabalho remoto integral, conforme recente decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O processo em questão, de número 0007227-65.2023.2.00.0000, sob a relatoria do conselheiro Giovanni Olsson, propôs ajustes nas Resoluções que tratam da Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição, incluindo a Resolução CNJ n° 219/2016, que trata da distribuição de servidores nos órgãos do Poder Judiciário de primeiro e segundo graus.

Nos autos houve aprovação para que a Resolução CNJ n. 2019 de 26 de abril de 2016 passe a constar com a seguinte redação:

“§ 7º Será garantido ao servidor e/ou servidora que ocupar função de assistente do magistrado ou magistrada, e desde que autorizado por este ou esta, o direito ao teletrabalho independente da limitação imposta pelo art. 5º, III, da Resolução CNJ n. 227/2016 com sua atual redação.”

O requerimento da ASSEJUS fundamenta-se na necessidade de aplicação imediata das alterações aprovadas por unanimidade, especialmente em relação ao § 7° do artigo 12 da Resolução CNJ n° 219/2016, que diz respeito à exclusão dos assessores dos magistrados do limite de servidores em teletrabalho. Essa mudança visa aprimorar a eficiência na administração das equipes de trabalho, permitindo mais flexibilidade na distribuição das oportunidades de teletrabalho.

A alteração normativa determinada pelo CNJ tem como objetivo melhorar a eficiência, celeridade e qualidade dos serviços judiciários prestados à sociedade, incluindo uma distribuição mais racional de processos e recursos. Além disso, as discussões sobre essas alterações visam equalizar os recursos de pessoal entre primeiro e segundo graus, conforme voto do conselheiro relator.

No documento, a ASSEJUS destaca a importância de aplicar imediatamente essas mudanças para agilizar o acesso à prestação jurisdicional adequada, seguindo as diretrizes estratégicas do CNJ. Portanto, o pedido da ASSEJUS visa garantir o direito ao teletrabalho para os servidores que ocupam função de assistente do magistrado, independentemente da limitação anteriormente imposta pela Resolução CNJ n° 227/2016.

A entidade, além de protocolar o pedido junto ao TJDFT, também já enviou ofício aos demais tribunais no DF.

Para o presidente da ASSEJUS, Fernando Freitas, a flexibilização gradual da resolução do teletrabalho é fruto de uma luta intensa e conjunta com a Federação Nacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Poder Judiciário e Ministério Público da União (Fenajufe).

“A flexibilização é a luta contínua para a valorização dos servidores. O teletrabalho é uma realidade positiva para os servidores, para a sociedade e para o Sistema de Justiça. Avançamos nesse ponto, mas continuaremos na luta pela majoração do percentual de todos servidores para 50% do efetivo de cada unidade”, reforçou Freitas.

Ainda não é filiado à ASSEJUS?

Filie-se à entidade e tenha a maior rede de cobertura jurídica e de benefícios para servidores públicos.

Para formalizar sua filiação, basta procurar o setor de Cadastro da entidade no WhatsApp (61) 99968-7308 – opção 3, por e-mail: cadastro@assejus.org.br ou pelo telefone (61) 3103-7550.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no “ASSEJUS Notícias”.

Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um “olá” para confirmar.

Acompanhe também nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb

Tiktok: https://www.tiktok.com/@assejus

Facebook: https://www.facebook.com/Assejus

YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial

Twitter: https://twitter.com/assejus_df

Flickr: https://www.flickr.com/photos/assejusdf

WhatsApp (ASSEJUS Notícias): https://whatsapp.com/channel/0029VaJ2cYGJf05cNq4mEH0n

Rolar para cima