Senado Oficial

Senado Federal aprova projetos de lei sobre criação de funções comissionadas no TJDFT e da não absorção dos quintos

Atuação em conjunto da Assejus e Fenajufe foi intensa para que a Casa colocasse os PLs em pauta para votação

Com engajamento, persistência e foco na atuação, a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) e a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), conquistaram uma grande vitória no Senado Federal, nesta terça-feira, 29 de agosto. Os Projetos de Leis (PLs) 1987/2023 e 2342/2022, que tratam da criação de funções comissionadas no TJDFT e da não absorção dos quintos, respectivamente, foram aprovados em sessão deliberativa.

O PL 1987/2023, de iniciativa do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) dispõe sobre a criação de funções comissionadas no quadro de pessoal do tribunal. Já o PL 2342/2022, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) versa sobre a criação de funções comissionadas e cargos efetivos para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e também trata da essencialidade dos cargos efetivos do Poder Judiciário, da transformação do AQ de Técnicos em VPNI e da não absorção dos quintos.

Para o presidente da Assejus, Fernando Freitas, “trata-se de um dia histórico e marcante para a história da entidade. Trabalhamos de forma árdua e com afinco para que os interesses dos servidores fossem levados em consideração na análise dos PLs. Temos orgulho em fazer parte dessa aprovação que assegura os direitos e benefícios aos servidores do PJU e MPU”.

Atuação da Assejus

A Assejus levou a demanda ao Senador Izalci Lucas (PSDB-DF), bem como manteve interlocução com a bancada do Distrito Federal no Senado Federal. Leia mais: https://assejus.org.br/novo_2017/presidente-da-assejus-se-reune-com-senador-izalci-lucas-para-tratar-de-projetos-de-leis-de-interesse-dos-servidores-do-poder-judiciario/.

Em reunião com o Senador, o presidente da Assejus destacou vários pontos positivos a sua imediata aprovação, tais como a ausência de impacto financeiro, uma vez que o projeto prevê readequação orçamentária do próprio Tribunal. A normativa assegura que essas funções serão ocupadas por servidores efetivos e é necessária a valorização do quadro de pessoal do TJDFT, que é um dos melhores tribunais do país.

Freitas citou como exemplo as funções de secretários de audiência, assessores de magistrados e a área administrativa (área meio), que fazem do TJDFT um tribunal moderno e eficiente.

O projeto contou com extensa atuação da assessoria parlamentar do TJDFT, por meio do secretário de Relações Institucionais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (SRI-TJDFT), André Felipe Medeiros, o qual tem conduzido várias reuniões com demonstrações técnicas da viabilidade do projeto bem como sua necessária aprovação.

Atuação da Fenajufe

A Federação esteve no Senado na última quarta-feira (23), em reunião com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tratar sobre a importância do projeto para os servidores do PJU. Na ocasião, Pacheco antecipou a informação à Fenajufe sobre a apreciação do projeto nesta semana.

Além da emenda pela não absorção dos quintos nas parcelas de recomposição salarial parcial, as outras emendas tratam da legalidade da acumulação da VPNI e GAE dos oficiais de justiça; da transformação para técnicos do adicional de qualificação por diploma (de ensino superior) em Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI); e da essencialidade dos cargos das carreiras do judiciário.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Assejus? Faça seu cadastro no ”Assejus Notícias”.

Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.

Acompanhe também nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb

TikTok: https://www.tiktok.com/@assejus

Facebook: https://www.facebook.com/Assejus

YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial

Twitter: https://twitter.com/assejus_df

Rolar para cima