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Reunião da Diretoria Executiva debate o retorno do trabalho presencial e a reforma administrativa

A Diretoria Executiva da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) realizou, na última quinta-feira (8/10), a 8ª Reunião Ordinária, por meio de videoconferência. O encontro contou com a participação do presidente, Juno Rego, do vice-presidente, Aldinon Silva, do diretor de Administração, Fernando Freitas, do diretor Financeiro, Aldo Ribeiro, dos diretores de Assuntos Sócio-Culturais, Kleber Crispim de Lima e Janaina Andrade, do diretor de Esporte, Bruno Vieira de Souza, da diretora de Patrimônio, Maria José Barbosa da Silva, e diretor de Assuntos Jurídicos, Ginilson Valentim Martins.

Foi debatido o retorno gradual ao trabalho presencial, conforme a Portaria Conjunta nº 105/2020, com previsão a partir do dia 19 de outubro, ficando autorizadas as atividades de perícias determinadas pela Vara de Ações Previdenciárias do Distrito Federal (VAP-DF) e em ações referentes a Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT); e acordos diretos pela Coordenadoria de Conciliação de Precatórios (COORPRE).  Neste sentido, tem sido feito contato constante com o TJDFT para solicitar reuniões para tratar do assunto. “Vamos continuar negociando a favor das mães e responsáveis com crianças em casa neste período, das pessoas do grupo de risco e demais exceções”, reforçou o presidente Juno Rego.

Entre as pautas trazidas pelo vice-presidente, Aldinon Silva, foi solicitado um posicionamento diante da reforma administrativa (PEC nº 32/2020) encaminhada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. De forma unânime, a diretoria entendeu que a proposta constitui um grave retrocesso à oferta de serviço público à população mais pobre do país e uma ameaça às conquistas dos trabalhares e das trabalhadoras do setor público.

Para os dirigentes, impõe-se a adesão da Assejus às ações que visam a impedir a precarização e a privatização dos serviços públicos e a defesa do Estado do bem-estar social idealizado na Constituição da República de 1988, sobretudo quando se procura implementar o princípio da “subsidiariedade” na administração pública, que, em linhas gerais, significa que o Estado atuará somente nas atividades rejeitadas pela iniciativa privada.

Entre os encaminhamentos aprovados referentes a PEC 32/2020 está a adesão aos fóruns em defesa dos serviços e dos servidores públicos, a realização de atividades voltadas à conscientização das trabalhadoras e dos trabalhadores do setor público, a oferta de informação à população em geral e a cobrança de posicionamentos dos parlamentares quanto à preservação do Estado do bem-estar social, oferecendo educação, saúde, segurança pública, acesso à justiça e financiamento público da pesquisa.

Durante o encontro, foram aprovadas sete novas propostas de convênios a serem firmados com empresas de diversos segmentos, entre eles, estética, odontologia, aparelhos auditivos, fisioterapia e pilates. As propostas seguem para análise, conhecimento e decisão do Conselho Deliberativo. E sobre o Projeto de Lei (PL) dos Consignados da Câmara Federal, foi definido que a Diretoria Executiva continuará acompanhando e defendendo a sua aprovação.

A Diretoria de Administração expôs o projeto de arquitetura previsto para o Clube Social com previsão de salão de jogos, salão gourmet, academia de ginástica, reforma dos banheiros, da lanchonete e da sauna. Entre as propostas apresentadas por empresas de arquitetura foi aprovada a que representou melhor relação entre custo e benefício. “A atual diretoria está deixando tudo o que tem sido feito, contratado e construído, em atas e demais documentos disponíveis, de maneira transparente. Nos preocupamos em prestar contas de todas as melhorias realizadas”, destacou o diretor Fernando Freitas.

Em relação à sede administrativa da entidade, foi aprovada a indicação dos nomes de duas associadas para compor a comissão de trabalho de avaliação. O grupo já possui membros do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal, da Diretoria Executiva e, agora, conta também com representantes dos associados.

Ao final, os dirigentes decidiram pela aquisição de 30 ingressos para a peça ‘Casais felizes emagrecem juntos’, da Companhia G7, adquiridos com 50% de desconto. Posteriormente, os convites serão sorteados para associados e associadas. Aprovaram também apoio a um evento de valorização dos profissionais de Tecnologia da Informação, ao Festival de Saúde, realizado pelo TJDFT, e a aquisição de equipamento de segurança para o bicicletário construído em 2017 em uma parceria entre a Assejus, o Banco Alfa e o TJDFT e que se encontra no subsolo do Bloco A do edifício sede do Tribunal.

Durante a reunião, foram discutidas, ainda, melhorias no atendimento jurídico, ações voltadas para a campanha do Outubro Rosa e adequações administrativas para otimizar o andamento dos serviços prestados.

Também estiveram presentes membros do Conselho Deliberativo, a presidente, Ana Cristina Pupe de Brito, e os conselheiros José Armando Pereira da Silva e Aline Dias, além de servidores, servidoras e colaboradores da associação.

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