Nesta quinta-feira (17) é celebrado o Dia da Servidora e do Servidor Público Aposentado. Para a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) a data é mais uma oportunidade de reforçar a aposentadoria como uma conquista de trabalhadoras e trabalhadores.
A atual gestão conta com a participação efetiva de aposentados e aposentadas nos órgãos sociais e auxiliares e reconhece a importância do trabalho desenvolvido por anos em prol da entidade.
Para a presidente do Conselho Deliberativo, Ana Cristina Pupe de Brito, a aposentadoria é uma oportunidade de se reinventar e gozar a liberdade de ter as rédeas dos seus horários, mas, por outro lado, é uma ruptura com um modo de viver. “Integrar o conselho é uma forma de manter o vínculo com uma instituição em que fui muito feliz, com pessoas que me são caras e com uma atividade que tem um significado pra mim: cuidar da associação que ajudamos a construir e que é de todos nós!”
Na Assejus, desde 2020, diversas ações foram pensadas e executadas para defender os interesses das servidoras e dos servidores aposentados. Entre elas: o pedido de suspensão do recadastramento anual presencial; a destinação de verba de patrocínio institucional exclusivamente para o segmento dos associados aposentados e aposentadas, pela primeira vez na história da entidade; o requerimento de que as aposentadas e os aposentados possam manter o e-mail funcional do TJDFT.
A associação também conquistou a redução temporária do percentual de desconto da coparticipação do Pró-Saúde para 5% até março de 2021, o que em muito contribuiu para a manutenção ou reequilíbrio das finanças.
A entidade tem se posicionado contrária as medidas de redução salarial do funcionalismo público, como a PEC 186 e a proposta de Reforma Administrativa, inclusive por entender que no contexto social e sanitário as consequências destas medidas afetam diretamente as servidoras e os servidores aposentados.
A Assejus também acompanhou a incorporação dos quintos e se empenhou com ações judiciais de execução relacionadas aos Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA).
O servidor aposentando e um dos sócios-fundadores da entidade, Benedito Antônio de Oliveira, mais conhecido como Dito pelos colegas, considera de extrema importância manter o vínculo com a associação durante a aposentadoria. “Devemos continuar defendendo que tenhamos à frente da Assejus pessoas que queiram efetivamente representar os interesses dos associados”.
“A atual Diretoria está fazendo um trabalho louvável e espero que a entidade continue cada vez mais fortalecida. Acho importante que todos os colegas associados e associadas sejam atuantes”, comentou orgulhoso ao relembrar os 37 anos de serviços prestados ao TJDFT.
Neste dia, a Assejus registra seu agradecimento ao legado deixado por seus sócios aposentados e aposentadas e reafirma seu compromisso de seguir em luta na defesa dos direitos desse segmento dos servidores públicos, deixando a todas e todos suas sinceras homenagens.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Assejus?
Faça seu cadastro no “Assejus Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular:
Salve o número (61) 99868-8291 e envie um “olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb/
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df