WhatsApp Image 2024 03 18 at 17.44.46

Deputado Alberto Fraga atende solicitação da ASSEJUS e protocola projeto de Lei para conceder porte/posse integral de arma aos policiais judiciais

O projeto de lei propõe alterações nos artigos 6º e 7º-A da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003 (Estatuto do Desarmamento), para dispor sobre porte de armas integral para policiais judiciais

O deputado federal Alberto Fraga (PL-DF), presidente da Comissão da Segurança Pública da Câmara Federal, respondeu positivamente à solicitação da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS) e protocolou um Projeto de Lei que propõe alterações no Estatuto do Desarmamento. O objetivo principal do projeto é conceder aos policiais judiciais o direito ao porte/posse integral de arma de fogo.

Atualmente conhecida como Estatuto do Desarmamento – a Lei nº 10.826, de 22 dezembro de 2003, inciso XI do artigo 6º, prevê o porte de armas nos tribunais do Poder Judiciário, descritos no art. 92 da Constituição Federal e os Ministérios Públicos da União e dos Estados, para uso exclusivo de servidores de seus quadros pessoais que efetivamente estejam no exercício de funções de segurança.

Já o artigo 7º restringe a posse e o porte, além de limitar esse direito a 50% do efetivo do quadro de cada Tribunal.

Tais alterações não tratam de outras questões da carreira, uma vez que já há Projeto de Lei próprio, que propõe somente a alteração no Estatuto do Desarmamento para retirar as limitações impostas naquele diploma legal sobre a posse/porte.

Essa iniciativa surge como resposta às demandas apresentadas pela ASSEJUS, em reunião realizada com Edgar Ribeiro Dias, chefe de gabinete do deputado federal Alberto Fraga, a qual foram debatidos diversos pleitos de interesse dos servidores.

Para o presidente da ASSEJUS, Fernando Freitas, “a valorização do policial judicial e a garantia de sua atuação funcional completa é condição para um Poder Judiciário forte e independente, por isso, o porte de arma integral, inclusive fora do serviço e sem limitação, é medida justa a esses profissionais”.

O Projeto de Lei, ao ser protocolado, passará pela análise e tramitação legislativa na Comissão da Segurança Pública da Câmara Federal, onde serão debatidos seus detalhes e impactos. A ASSEJUS acompanhará de perto esse processo e continuará atuando em conjunto com o deputado Alberto Fraga e demais parlamentares para garantir avanços significativos para os servidores.

Essa parceria entre a ASSEJUS e o parlamentar demonstra o compromisso mútuo em buscar soluções que beneficiem os profissionais que atuam na linha de frente da segurança e da justiça, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente.

Veja o Projeto de Lei AQUI.

Assista ao vídeo da reunião do presidente da ASSEJUS, Fernando Freitas, com o chefe de gabinete do deputado Fraga:

WhatsApp Image 2024 03 18 at 17.45.05 1

Outras pautas

Durante a reunião com o chefe de gabinete, também foi apresentado o projeto para estabelecer a validade permanente do laudo de transtorno do espectro autista, conforme o PL 3.749/2020, buscando facilitar o acesso a benefícios e serviços para pessoas com TEA.

Outro ponto relevante da reunião foi a articulação para isenção do IPVA para veículos de oficiais de justiça no Distrito Federal, reconhecendo a importância desses profissionais para o funcionamento da justiça.

Ainda foi mencionada a discussão sobre a PEC 133, que visa incluir regimes previdenciários especiais para servidores com deficiência, buscando garantir seus direitos previdenciários de forma adequada.

Por fim, o presidente da ASSEJUS abordou a questão do apoio para a isenção do IPVA para pessoas com Deficiência Auditiva no DF, especialmente para indivíduos com TEA (autismo), buscando garantir seus direitos e facilitar sua mobilidade.

O diálogo e a colaboração entre a ASSEJUS e os parlamentares demonstram o esforço conjunto em buscar melhorias e avanços para os servidores e a sociedade como um todo.

Ainda não é filiado à ASSEJUS?

Filie-se à entidade e tenha a maior rede de cobertura jurídica e de benefícios para servidores públicos.

Para formalizar sua filiação, basta procurar o setor de Cadastro da entidade no WhatsApp (61) 99968-7308 – opção 3, por e-mail: cadastro@assejus.org.br ou pelo telefone (61) 3103-7550.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no “ASSEJUS Notícias”.

Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um “olá” para confirmar.

Acompanhe também nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb

Tiktok: https://www.tiktok.com/@assejus

Facebook: https://www.facebook.com/Assejus

YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial

Twitter: https://twitter.com/assejus_df

Flickr: https://www.flickr.com/photos/assejusdf

WhatsApp (ASSEJUS Notícias): https://whatsapp.com/channel/0029VaJ2cYGJf05cNq4mEH0n

Rolar para cima