A importância da realização do concurso público para preenchimento de vagas das carreiras de técnico e analista judiciário do tribunal foi o principal tema debatido no encontro entre a Diretoria Executiva da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) e a 2ª vice-presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), na segunda-feira (27).
A entidade defendeu que a seleção seja realizada para diversos cargos, inclusive técnicos e policiais judiciais, além de analistas e oficiais de justiça. O presidente Juno Rego solicitou celeridade no concurso para ocupação de todos os cargos vagos, em razão da urgente necessidade de recomposição dos quadros do tribunal.
Outro pedido da Assejus foi que o TJDFT faça convênios para concessão de bolsas para os atuais servidores terem formação de nível superior. “Também entendemos a importância da permanente qualificação dos servidores. É preciso que o tribunal firme parcerias e forneça bolsas de estudos para os servidores e servidoras que ainda não possuem curso superior, especialmente no âmbito do Direito”.
A 2ª vice-presidente do tribunal, desembargadora Sandra de Santis Mendes de Farias Mello, demonstrou apoio ao pedido de incentivar os servidores a se capacitarem e confirmou que o concurso do TJDFT sairá. Segundo ela, já estão sendo feitas reuniões para escolha da banca examinadora, estudos para definir o formato do concurso e levantamento do quantitativo de vagas. “Pretendemos fazer uma prova moderna, com as exigências que estão apresentadas hoje em dia. Nosso objetivo é recrutar pessoas com a mentalidade de ajudar o tribunal. Entendemos que precisamos trabalhar os líderes do futuro.”
O diretor de Administração, Fernando Freitas, ressaltou a relevância em manter um diálogo franco com os servidores sobre a realidade do TJDFT e reforçou a colocação do presidente Juno sobre a importância da ocupação dos cargos vagos. Para ele, com mais servidores a divisão da carga de trabalho pode ser feita de maneira adequada e a rotina poderá priorizar também um cenário de saúde mental e qualidade de vida no trabalho. “Em uma administração com avaliação de desempenho e que estabeleceu metas como parâmetro de produtividade é preciso também pensar nos recursos humanos. Esperamos que esse concurso seja um indicativo dessa preocupação”.
Outro tema abordado pelo diretor foi a alteração da escolaridade para o ingresso no cargo de técnico, conforme deliberação das entidades sindicais nacionais organizadas. “Adotar a exigência de nível superior para os cargos técnicos é uma demanda importantíssima para as trabalhadoras e os trabalhadores, além de ser uma adaptação necessária aos novos desafios da prestação jurisdicional”, complementou.
O secretário especial da Presidência, Edvaldo Santos Guimarães Júnior, frisou que o tribunal está empenhado em fazer a ocupação dos cargos vagos e que a administração fez todos os ajustes técnicos e orçamentários para que tudo possa ocorrer com tranquilidade.
Também participaram do encontro, a diretora de Assuntos Socioculturais da Assejus, Janaina Fernandes de Andrade Echelmeier; a titular do Gabinete da Segunda Vice-Presidência (GSVP), Luciana Godoy Baltar; o juiz assistente da 2ª Vice-Presidência, Luís Carlos de Miranda; a titular e a substituta da Comissão Permanente de Apoio ao Concurso para Servidores e para Delegação de Serviços de Notas e Registros (CACSD), Alessandra Barenco Franca e Janaina Amorim Justino Sartori; a subsecretária de Gestão Integrada de Pessoas, Carmen Cecília Da Fonseca Lemes Ferreira; e pela Consultoria Jurídico-Administrativa da Presidência (CJA), Ana Amelia Maestracci de Tolentino.
Saiba mais:
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Assejus?
Faça seu cadastro no “Assejus Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular:
Salve o número (61) 99868-8291 e envie um “olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb/
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df