imagem site 32

Clube: Assejus explica obrigatoriedade de atestado médico para uso de piscinas e sauna

As piscinas aquecidas que compõem o parque aquático do clube da Assejus são um dos atrativos mais disputados e procurados pelos associados, familiares e convidados. Contudo, a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal explica que, para fazer uso do ambiente, é preciso apresentar atestado médico de saúde.

O documento, além de obrigatório por lei no Distrito Federal (Lei Distrital nº 2.313/1999), também é exigido conforme o regulamento da entidade. O clube, em consonância com a Lei Distrital, segue ainda a Instrução Normativa, nº 22, de 5 de fevereiro de 2019, da Diretoria de Vigilância Sanitária do DF, que classifica as piscinas do clube como de uso coletivo, e por este motivo, obrigatoriamente, é necessário o exame.

O exame também é obrigatório para utilização da sauna coletiva. A medida evita proliferação e contaminação de doenças e mantém os ambientes seguros.

Para a dermatologista Keila Patti, médica formada pela Universidade de Brasília, é de extrema importância a realização de um exame físico dermatológico e a emissão de um atestado de saúde para o uso de piscinas compartilhadas. A profissional alerta que, caso esse exame não seja realizado, a possibilidade de transmissão de doenças infectocontagiosas nestes ambientes coletivos é alta.

“Tal transmissão também pode ocorrer nas duchas, nos vestiários, nos lava-pés e nas bordas das piscinas. As principais patologias que podem ser transmitidas caso esses exames não sejam realizados são: conjuntivite, verrugas, molusco contagioso, piodermites (como as foliculites, por exemplo) e micoses (pano branco, intertrigo, candidíase)”, detalha.

A equipe de conservação e limpeza do clube realiza a desinfecção desses espaços com constante limpeza.

A saúde e a segurança de todos os frequentadores do espaço é uma prioridade da Diretoria Executiva da Assejus e a adoção da cobrança rigorosa dessas medidas tem apresentado resultados positivos, na qualidade da água e na proteção coletiva, afirma o diretor de Administração, Alan Coelho.

“Normas de saúde coletiva e regras sanitárias são obrigatórias e necessárias em espaços de uso coletivo. O exame médico obrigatório a todos é uma segurança e medida mais que necessária”, complementa o presidente da entidade, Fernando Freitas.

Emissão de atestados

A emissão do atestado para associados (titulares – efetivos e conveniados – filhos dependentes até 21 de idade, cônjuge ou companheiros, pai ou mãe e enteados dependentes no imposto de renda – até 21 anos de idade) é gratuita e tem validade de 90 (noventa) dias.

Para este público a emissão pode ser feita no clube (aos sábados, domingos e feriados) e também são aceitos atestados emitidos pelos serviços médicos dos órgãos do Judiciário e do MPU, uma vez que servidores desses locais podem ser sócios titulares da Assejus. Veja lista:

Setores de Saúde dos Órgãos do Poder Judiciário e Ministério Público da União:

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT – SESA);

Supremo Tribunal Federal (STF);

Conselho Nacional de Justiça (CNJ);

Superior Tribunal de Justiça (STJ);

Tribunal Regional Federal (TRF 1ª Região);

Tribunal Superior do Trabalho (TST);

Tribunal Regional do Trabalho (TRT);

Tribunal Superior Eleitoral (TSE);

Tribunal Regional Eleitoral (TRE);

Superior Tribunal Militar (STM);

Tribunal de Justiça Militar (TJM);

Conselho da Justiça Federal (CJF);

Ministério Público da União

Ministério Público Federal (MPF);

Ministério Público do Trabalho (MPT);

Ministério Público Militar (MPM);

Ministério Público do Distrito Federal de dos Territórios (MPDFT);

Ministério Público Eleitoral (MPE);

Procuradoria-Geral da República (PGR);

Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT);

Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Convidados

Para convidados em geral, o exame deverá ser feito obrigatoriamente e exclusivamente no Serviço Médico do Clube Social, aos sábados, domingos e feriados. O valor do atestado é de R$ 30,00 (trinta reais) e o documento tem validade de 15 (quinze) dias corridos. Crianças menores de cinco anos são dispensadas de convite e também de atestado.

Sobre o Parque Aquático

O complexo aquático do Clube Social da Assejus é composto pela piscina semiolímpica, a piscina recreativa e a piscina infantil. Todas são aquecidas. A piscina recreativa possui dois novos toboáguas.

Sauna

A sauna funciona das 9h às 17h, de terça-feira a domingo. De terça a quinta é necessário um número mínimo de três associados ou convidados para o funcionamento da estrutura. Já na sexta, no sábado e no domingo, o funcionamento é integral e não é necessária a exigência mínima citada.

Crianças abaixo de 12 anos não podem frequentar o espaço, ainda que acompanhadas pelos responsáveis. Convidados somente podem utilizar a sauna com atestado médico válido, mediante taxa específica a ser recolhida na Secretaria do clube e com pulseira de acesso.

Convites

A Diretoria Executiva ampliou de cinco para 10 o número de convites gratuitos individuais. O associado tem direito a 10 convites gratuitos e 10 a serem pagos no valor de R$ 20,00, não cumuláveis, por mês. Crianças abaixo de cinco anos não precisam de convites.

Além dos convites individuais, para cada churrasqueira locada é permitido lista de convidados:

Churrasqueira Coletiva – 50 convidados;

Churrasqueiras Médias (13 e 14) – 25 convidados;

Churrasqueiras Pequenas (1 a 6) – 5 convidados;

O uso dos convites individuais e das churrasqueiras podem ser usados cumulativamente.

Vestuário

O acesso às piscinas só será permitido aos usuários que estiverem fazendo uso de roupas de banho apropriadas. Alguns tipos de tecidos ou roupas com bolsos acumulam sujeiras, soltam tintas e retém os produtos de tratamento da água. Isso pode comprometer a qualidade das piscinas, pois a entidade adota o processo de salinização, que é mais adequado e menos nocivo aos banhistas em comparação ao cloro.

Os homens deverão usar sunga, bermuda de tactel sem bolso, calção de lycra, de nylon ou bermuda própria de natação. As mulheres deverão estar vestidas com biquíni, maiô, collant, bermuda própria de natação, bermudas de lycra ou nylon. Camisas de Proteção Solar (UV) são permitidas para todos os públicos.

O Clube Social obedece às normas sanitárias e atua de forma a evitar quaisquer tipos de transtornos a seus associados e associadas, colaboradores e frequentadores.

É importante ressaltar que os visitantes somente terão acesso às instalações com a presença do associado ou dependente devidamente cadastrado. Esta norma é obrigatória, conforme regulamento do clube. Dessa maneira, a Diretoria Executiva solicita atenção para o cumprimento da norma para evitar constrangimentos no acesso ao clube, pois não há concessões nesses casos. Não será permitido o descumprimento da regra.

Diretor de Plantão

Aos finais de semana, feriados e datas especiais, o clube conta com a presença de um Diretor de Plantão, a quem compete resolver todas as urgências e aplicar o Regimento do clube, as Portarias da Diretoria e fazer cumprir o Estatuto Social da entidade. Ele fica à disposição dos associados para dúvidas, sugestões e manifestações.

Para informações e atendimentos, favor entrar em contato com a Central de Atendimento ao Associado (CAA), no WhatsApp (61) 99968-7308, opção 4; pelo telefone fixo 3226-2399 e por e-mail: clube@assejus.org.br.

imagem site 31 1

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Assejus?

Faça seu cadastro no “Assejus Notícias”.

Receba as principais notícias diretamente no seu celular:

Salve o número (61) 99868-8291 e envie um “olá” para confirmar.

Acompanhe também nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb/

Facebook: https://www.facebook.com/Assejus

YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial

Twitter: https://twitter.com/assejus_df

Rolar para cima