“Valorização e respeito: quais os direitos das pessoas idosas?” foi o tema do concurso esse ano
Na última quinta-feira (7/12), no Memorial TJDFT – Espaço Lila Pimenta Duarte, a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS), por meio de seu programa “ASSEJUS Social”, marcou presença na cerimônia de premiação dos vencedores do 2º Concurso de Desenho: Justiça e Cidadania, sobre o tema “Valorização e respeito: quais os direitos das pessoas idosas?”. O evento, organizado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por intermédio do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional (NUAMI) e da Coordenadoria de Custódia e Preservação da Memória Institucional (COAMI), teve como objetivo central fomentar a expressão artística, partindo do entendimento e valorização dos direitos das pessoas idosas.
Um júri especializado avaliou as propostas conforme a fidelidade ao tema proposto, a criatividade expressa e o domínio da técnica de desenho. Os vencedores foram agraciados com kits de desenho, além de vale cinema e “day use” no Clube Social da Justiça – ASSEJUS, em reconhecimento ao talento e dedicação dos pequenos artistas.
Os desenhos mais destacados, os dois primeiros colocados de cada categoria, terão a honra de integrar o acervo do Memorial TJDFT, onde serão exibidos em celebração ao Dia da Justiça, comemorado em 8 de dezembro.
A diretora de Assuntos Socioculturais da ASSEJUS, Janaína Fernandes, expressou a relevância do concurso que, ao focar nos direitos das pessoas idosas, “contribui para conscientizar as crianças sobre os desafios enfrentados por aqueles que estão na terceira idade, incentivando empatia, respeito e compreensão desde cedo. Além disso, a iniciativa promove a interação entre gerações, proporcionando um ambiente propício para a troca de experiências e conhecimentos.”
No evento, a juíza auxiliar da 1ª vice-presidência do TJDFT, Marília Guedes, enfatizou a proposta do Memorial TJDFT em ser um espaço de fomento cultural acessível a todas as faixas etárias e estratos sociais.
A magistrada explicou que a concepção do concurso nasceu do crescente interesse de escolas em visitar o espaço e conhecer a história do Distrito Federal. Destacou também que o tema deste ano foi escolhido com o intuito de promover a reflexão e o reconhecimento dos direitos da pessoa idosa entre o público infantojuvenil. Salientou ainda a essencial relação entre Justiça e Cultura, afirmando que “não se faz Justiça fora de um ambiente cultural”.
O concurso foi dividido em três categorias, abrangendo diferentes faixas etárias: de seis a nove anos, de dez a 11 anos e de 12 a 14 anos. Evellyn Maria Pereira, uma das participantes, revelou que sua inspiração para o desenho surgiu da leitura dos direitos da pessoa idosa e da convivência com a própria mãe, uma pessoa de idade avançada. Ela expressou o desejo de transmitir amor, compreensão e respeito através de sua obra.
Conheça os vencedores
Categoria 12 a 14 anos:
1º Bernardo Biato dos Santos
2º Evellyn Maria Pereira dos Santos
Categoria 10 a 11 anos:
1º Luiz Henrique Nogueira de Almeida
2º Nicolle dos Santos Oliveira
Categoria 6 a 9 anos:
1º Yuri Aguiar Vianna
2º Maite do Valle Rosa Lopes
A banca julgadora foi composta por: Luiz Felipe Vitelli (artista), Rafael Carneiro (artista), Sheyla Teixeira Lino (artista), Marcos Félix (artista), Otacílio Guedes (presidente), Keila Cristina de Lima Alencar Ribeiro (AMAGIS) e Janaina Fernandes de Andrade (ASSEJUS).
O evento também contou com as presenças do presidente da ASSEJUS, Fernando Freitas; do diretor Financeiro da entidade, Aldo Ribeiro; da chefe de gabinete da 1ª vice-presidência, Danielle Mayrink; do secretário da gestão da informação e do conhecimento, Otacílio Marques; do coordenador de custódia e preservação da memória institucional, Jobert Vieira; da supervisora do Núcleo de Apoio à Preservação da Memorial Institucional (Nuami), Aline Cristina de Arruda; além de diversos servidores, familiares e amigos que prestigiaram e celebraram o talento dos participantes.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Assejus? Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb
Tiktok: https://www.tiktok.com/@assejus
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df