Nesta quarta-feira (6/11), a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS), representada presencialmente pela assessoria jurídica do escritório Cezar Britto Advocacia, acompanhou a conclusão do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2135, o qual declarou a constitucionalidade da Emenda Constitucional (EC) nº 19, de 4 de junho de 1998. A ADI questionava esta emenda, que alterou o Regime Jurídico Único (RJU) e dispôs sobre normas da Administração Pública e a gestão de despesas e finanças públicas. Suprimida a aplicação do RJU para servidores, a Administração poderá contratar servidores em multiplicidade de regimes (contratos por CLT, temporários e estatutários), ressalvada, contudo, a transmutação de regime dos atuais servidores.
O resultado do julgamento atribui o efeito “ex nunc” à decisão (vedada a transmutação de regime dos atuais servidores, como medida que visa evitar tumulto administrativo e previdenciário). Por 8 votos a 3, o STF entendeu que não houve irregularidades no processo de aprovação da emenda realizada na Reforma Administrativa de 1998.
Confira como votou cada ministro do STF:
- Ministra Relatora Cármen Lúcia: pela procedência
- Ministro Gilmar Mendes: pela divergência (improcedência)
- Ministro Nunes Marques: pela divergência (improcedência)
- Ministro Flávio Dino:pela divergência (improcedência), com a ressalva de vedação da transmutação de regime
- Ministro Cristiano Zanin: pela divergência (improcedência)
- Ministro André Mendonça: pela divergência (improcedência)
- Ministro Alexandre de Moraes: pela divergência (improcedência)
- Ministro Edson Fachin: pela procedência
- Ministro Luiz Fux: pela procedência
- Ministro Dias Toffoli: pela divergência (improcedência)
- Ministro presidente Luís Roberto Barroso: pela divergência (improcedência)
De acordo com o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, “a extinção do Regime Jurídico Único está em consonância com as demandas atuais da Administração Pública e favorece a promoção da eficiência. Ao reduzir o formalismo excessivo na gestão administrativa, a mudança oferece maior flexibilidade para as contratações públicas de pessoal.”
A ASSEJUS acompanhará atenta as próximas etapas e os possíveis impactos que poderão afetar a carreira dos servidores.
ADI 2135:
A ADI 2135 foi ajuizada no ano 2000 pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que buscavam suspender os efeitos da Reforma Administrativa de 1998, estabelecida pela Emenda Constitucional nº 19, sob o argumento de que houve ofensa ao devido processo legislativo. Com a reforma, a Administração Pública deixou de ser obrigada a adotar um Regime Jurídico Único para todos os servidores civis, o que permitiu a contratação por regimes diversos, especialmente o celetista.
Em 2007, o Supremo concedeu liminar para suspender os efeitos da emenda, que agora fica revogada com a decisão do julgamento desta quarta-feira.
A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (FENAJUFE) atuou como amicus curiae na ação, por meio da assessoria jurídica do escritório Cezar Britto Advocacia, que também assessora a ASSEJUS.
Saiba mais:
Ainda não é filiado à ASSEJUS?
Filie-se à entidade e tenha a maior rede de benefícios e convênios para servidores públicos.
Para formalizar sua filiação, basta procurar o setor de Cadastro da entidade no WhatsApp (61) 99968-7308 – opção 3, por e-mail: cadastro@assejus.org.br ou pelo telefone (61) 3103-7550.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.
Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb
Tiktok: https://www.tiktok.com/@assejus
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Flickr: https://www.flickr.com/photos/assejusdf
Kwai: https://k.kwai.com/u/@ASSEJUS/TKCmmv7E
LinkedIn: https://abrir.link/BGnTo
WhatsApp (ASSEJUS Notícias): https://whatsapp.com/channel/0029VaJ2cYGJf05cNq4mEH0n