WhatsApp Image 2021 03 11 at 15.32.51

Assejus defende e solicita participação de servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União em curso promovido pela Fenajufe

A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) solicitou, por meio de ofício, a participação de servidores e servidoras do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (PJU/MPU) do DF no Curso de Formação de Lideranças: Administração Pública, Reforma Administrativa e os impactos no serviço público promovido pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe).

A solicitação inédita foi necessária porque a entidade sindical de base do DF desfiliou-se dos quadros da Fenajufe, e a Assejus não poderia deixar de agir para proporcionar aos seus associados e associadas acesso à formação de líderes em um momento tão crucial para a preservação dos serviços públicos e das conquistas dos servidores públicos.

Com a desfiliação, servidores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e dos outros ramos do PJU/MPU no DF estão impossibilitados de participar de eventos oferecidos pela federação que congrega entidades sindicais nacionalmente, incluindo o Curso de Formação de Lideranças.

Importante ressaltar que, para os servidores do TJDFT, da Justiça Eleitoral, da Justiça Federal da 1ª Região, da Justiça Militar da União, da Justiça Trabalhista do TRT10 e dos Tribunais Superiores (STF, STJ, TSE, TST, STM) localizados no Distrito Federal, a desfiliação foi mais grave porque eles estão destituídos de representação no Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União, criado em julho de 2020 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Apenas a Fenajufe tem cadeira no referido fórum, representando trabalhadores e trabalhadoras do PJU/MPU.

A Diretoria Executiva da Assejus entende que o curso, previsto para iniciar em 16 de março, irá contribuir com a formação de líderes capazes de compreender a realidade do funcionalismo público e também de apresentar alternativas para a categoria, especialmente no atual cenário de extinção de conquistas históricas. Além disso, será possível incentivar o debate em torno da defesa dos direitos dos servidores e das servidoras do PJU/MPU no DF e estabelecer intercâmbio para o fortalecimento da luta.

Confira a íntegra do ofício aqui.

Confira a portaria de criação do Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União.

 

Assejus Notícias – Informações sobre tudo o que acontece na entidade!

Receba as principais notícias diretamente no seu celular:

Salve o número (61) 99868-8291 e envie um “olá” para confirmar.

 

Acesse também as redes sociais da Assejus:

Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb/

Facebook: https://www.facebook.com/Assejus

Rolar para cima