WhatsApp Image 2024 11 19 at 16.06.29

ASSEJUS solicita ao TJDFT meios alternativos para uso de Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) no TJDFT sem obrigatoriedade de celular pessoal

A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS) protocolou um requerimento administrativo ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador Waldir Leôncio Lopes Júnior, solicitando a regulamentação do uso do sistema de Múltiplo Fator de Autenticação (MFA). O objetivo é viabilizar alternativas que não imponham aos servidores o uso obrigatório de seus celulares pessoais para acessar os sistemas judiciais sensíveis do Poder Judiciário.

A implementação do MFA foi determinada pela Portaria nº 140/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que exige métodos de autenticação mais seguros para proteger os dados sensíveis do Poder Judiciário. A entidade entende como necessárias tais medidas, contudo, a aplicação no TJDFT exige que os servidores utilizem exclusivamente seus smartphones pessoais para autenticação, gerando desconforto e preocupação entre os trabalhadores.

O presidente da ASSEJUS, Fernando Freitas, destacou a importância de alternativas acessíveis. “O uso do MFA é essencial para a segurança dos sistemas, o que buscamos é alternativas para o acesso. O servidor que quiser e desejar, de forma voluntária, utilizar seu celular é aceitável, a discordância reside em transferir o ônus do uso de equipamentos particulares para os servidores, de forma obrigatória. Não é aceitável que o bem particular do servidor esteja a serviço da Administração Pública. É preciso regulamentar opções que atendam à realidade de todos, sem prejudicar os servidores”, afirmou Freitas.

No documento enviado ao Tribunal, a ASSEJUS colacionou princípios constitucionais, bem como destacou que muitos servidores podem enfrentar dificuldades para cumprir a exigência, seja pela falta de aparelhos compatíveis, avarias nos dispositivos ou pela recusa em portar smartphones no ambiente de trabalho ou fora dele.

A Associação propõe que os setores técnicos do TJDFT, que são altamente qualificados, adotem alternativas e opções, para que exista equilíbrio entre a necessidade da segurança e condições para todos os servidores.

Ainda não é filiado à ASSEJUS?

Filie-se à entidade e tenha a maior rede de benefícios e convênios para servidores públicos.

Para formalizar sua filiação, basta procurar o setor de Cadastro da entidade no WhatsApp (61) 99968-7308 – opção 3, por e-mail: cadastro@assejus.org.br ou pelo telefone (61) 3103-7550.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.

Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.

Acompanhe também nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb

Tiktok: https://www.tiktok.com/@assejus

Facebook: https://www.facebook.com/Assejus

YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial

X: https://x.com/assejus_df

Flickr: https://www.flickr.com/photos/assejusdf

Kwai: https://k.kwai.com/u/@ASSEJUS/TKCmmv7E

LinkedIn: https://abrir.link/BGnTo

WhatsApp (ASSEJUS Notícias): https://whatsapp.com/channel/0029VaJ2cYGJf05cNq4mEH0n

Rolar para cima