Este texto da série sobre os órgãos sociais e a estrutura da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) será sobre a Diretoria Executiva, responsável pela administração da associação como um todo.
Com deliberação colegiada, ela é a responsável pela execução da gestão administrativa, financeira e patrimonial da Assejus e pelo cumprimento das deliberações de seus órgãos sociais e das normas estatutárias. Suas decisões são discutidas e deliberadas por maioria simples de votos de seus membros titulares, cabendo ao presidente o voto de qualidade. Além disso, é permitido aos diretores suplentes de cada área comporem o quórum necessário para a realização de reuniões.
Os membros da Diretoria Executiva firmam parcerias e convênios com academias, clínicas especializadas, bancos, cinemas, cursos e escolas. Além disso, como resultado do trabalho desenvolvido na entidade, associados e associadas contam com o apoio da assessoria jurídica e poderão usufruir de toda a nova estrutura do Clube Social.
A Diretoria Executiva também atua na representatividade dos filiados junto ao TJDFT, ao Pró-Saúde, além de outras instituições da categoria, como a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe).
Foi com a atuação dos dirigentes que a entidade conquistou a redução da coparticipação do Pró-Saúde por um determinado período e garantiu o término do período de carência para a adesão de novos servidores no plano.
A entidade também tem cada vez mais se posicionado sobre temas que interferem diretamente na vida das trabalhadoras e dos trabalhadores. Por isso, nos últimos dois anos, foram diversas idas à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal contra a redução salarial e por medidas de proteção à vida e ao fortalecimento da economia. Em 2022, a diretoria da entidade já se reuniu com o presidente do TJDFT para solicitar a suspensão da prova de vida e o pedido foi acatado.
Compete, ainda, à Diretoria Executiva administrar a associação e seu patrimônio de acordo com o Estatuto da entidade e outras normas que vierem a ser baixadas pelos demais órgãos sociais; Elaborar os atos regulamentares internos e o regimento do clube social; Conhecer, cumprir e fazer cumprir as disposições do Estatuto, do Código de Ética, das deliberações da Assembleia-Geral e de seus órgãos sociais; Firmar contratos, patrocínios, acordos e ajustes de interesse da entidade, após exame prévio e aprovação do Conselho Deliberativo, observando o disposto no Orçamento Anual e as demais normas estatutárias.
Sua composição se dá da seguinte maneira: presidente; vice-presidente; diretor de Administração; 2º diretor de Administração; diretor Financeiro; 2º diretor Financeiro; diretor de Assuntos Socioculturais; 2º diretor de Assuntos Socioculturais; diretor de Esportes; 2º diretor de Esportes; diretor de Patrimônio; e 2º diretor de Patrimônio.
A atual gestão, eleita em dezembro de 2021 cumprirá dois anos de mandato, até dezembro de 2023. Os associados e associadas que compõem a Diretoria Executiva nesse biênio são:
Presidente: Fernando Assis de Freitas
Vice-presidente: Aldinon Silva (licenciado)
Diretor de Administração: José Alancardete dos Santos (também vice-presidente em exercício)
2ª Diretora de Administração: Elisabeth Cristina Lins Baracat
Diretor Financeiro: Aldo Roberto Ribeiro Junior
2º Diretor Financeiro: Gilberto Ataides de Oliveira
Diretor de Assuntos Socioculturais: Kleber Crispim de Lima
2ª Diretora de Assuntos Socioculturais: Janaina Fernandes de Andrade Echelmeier
Diretor de Esportes: Ginilson Valentim Martins
2º Diretor de Esportes: Carlos Alberto dos Santos
Diretora de Patrimônio: Maria José Barbosa da Silva
2º Diretor de Patrimônio: Eltomar Rodrigues Pimenta
Diretora de Assuntos Jurídicos: Glaucia Brito
2ª Diretora de Assuntos Jurídicos: Mara Saad
Ainda não é filiado ou filiada?
Para filiar-se, basta ser servidora e servidor ativo ou inativo do TJDFT ou vincular-se como conveniado, que inclui, por exemplo, servidores de tribunais superiores e do Ministério Público.
Para formalizar a filiação é simples. Acesse o site da entidade, clique em “Associe-se aqui” (https://intranet.assejus.org.br/auth/cadastro-associado) e preencha o formulário disponível. Dúvidas sobre o cadastro podem ser esclarecidas com a Central de Atendimento, no WhatsApp, pelo número (61) 9968-7308, opção 3.
Veja mais sobre o trabalho realizado na Assejus nos últimos dois anos: https://assejus.org.br/novo_2017/dois-anos-de-desafios-muito-trabalho-e-conquistas/
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na Assejus?
Faça seu cadastro no ”Assejus Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular:
Salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb/
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df