Procedimentos cobertos pela SESA, marcações de consultas em especialidades para dependentes, inclusão, atendimentos/perícias de servidores e dependentes com TEA, localização e condições de salubridade dos postos de saúde dos fóruns foram alguns dos temas dialogados durante a reunião
A Diretoria Executiva da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS), representada pelo presidente Fernando Freitas, esteve reunida nesta segunda-feira (24/6) com o secretário de Saúde (SESA) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), doutor Tomaz de Aquino Vasco da Silva. O encontro teve o objetivo de apresentar ao órgão algumas demandas primordiais em prol dos servidores ativos e aposentados do Tribunal. Também participaram da reunião o membro titular do Conselho Deliberativo da entidade, Anderson Carneiro de Sá; o médico lotado na SESA, doutor Maurício Menezes de Souza; e a assessora da Secretaria, Ísis Araújo.
No início do encontro, o presidente da ASSEJUS abordou o andamento da solicitação da mudança da localização do posto de saúde do Fórum de Taguatinga. Em recente visita, Freitas inspecionou as instalações e verificou as condições de trabalho que, segundo profissionais do local, necessitam de alterações para melhoria na qualidade dos serviços de saúde prestados aos usuários servidores da Casa. O doutor Tomaz sinalizou que o posto deverá ser transferido de local e estuda a solução junto com setores técnicos do Tribunal.
A respeito do pedido de consulta para dependentes nas especialidades de endocrinologia e ginecologia, o doutor Tomaz sinalizou que, havendo vaga, o servidor pode solicitar atendimento direto por e-mail. O secretário justificou que há uma demanda crescente pelos serviços e, por isso, há a necessidade de priorização do servidor, todavia, ficou acertado estudos para reavaliar tais restrições.
Na pauta das vacinas, Freitas reforçou a atuação da entidade para o reembolso das vacinas contra a dengue, herpes zoster e pneumos 13 e 23. O dirigente destacou que é necessário também o reembolso para os aposentados, pois eles não podem ser excluídos da medida. Doutor Tomaz informou que a SESA fez manifestações favoráveis ao pedido com vistas e sempre buscar o melhor cenário de saúde aos servidores ativos e aposentados, contudo, a decisão sobre viabilidade financeira compete a outras áreas do Tribunal.
O secretário concordou com o presidente da ASSEJUS numa atuação de prevenção, pois os custos dos tratamentos de tais moléstias são maiores que o investimento em imunizantes. Freitas aproveitou a ocasião para reforçar que a ASSEJUS solicitou à presidência do TJDFT a criação de uma secretaria especial para o atendimento aos aposentados. O presidente da entidade frisou que os aposentados enfrentam uma série de dificuldades no acesso aos serviços de vários setores do Tribunal, inclusive da SESA. De acordo com Freitas, a Administração da Corte já trabalha na instalação deste espaço para os servidores que tanto contribuíram para o crescimento da instituição nas últimas décadas.
Nesse ponto, Freitas pediu total empenho da SESA nessa mudança de paradigmas, tendo ouvido da equipe da Secretária que estarão nesse modelo para melhorar o atendimento aos servidores.
Sobre a perícia e o auxílio psicopedagógico, o presidente da ASSEJUS informou que há várias reclamações de associados sobre a perícia, em especial o público com dependentes com autismo. O secretário da SESA informou que a equipe da perícia é multidisciplinar e que é uma tarefa complexa, que avalia várias questões.
Demonstrando preocupação e cuidado com os servidores e filiados da Associação, Freitas também pontuou que a entidade, em parceria com a Mercante Seguros (SulAmérica), oferece assistência funeral familiar no valor de R$ 5 mil, abrangendo o associado, cônjuge e filhos. Outra cobertura muito requisitada pelos filiados é realizada por meio da parceria entre a ASSEJUS e a OnLife. Com esse convênio, a entidade assegura um atendimento rápido e eficiente com a UTI Móvel em situações de emergência, como acidentes, quedas, problemas cardíacos, ou qualquer outra condição que exija atenção imediata e transporte para atendimento médico.
O membro titular do Conselho Deliberativo da entidade, Anderson Carneiro de Sá, também reforçou a atuação da ASSEJUS no Auxílio-Saúde. “Representa qualidade de vida e um melhor cuidado da saúde dos servidores ativos e aposentados”, disse o conselheiro.
Ao fim da reunião, o doutor Tomaz de Aquino ressaltou que os médicos da SESA se reúnem constantemente para apresentar novidades em áreas como ginecologia, neurologia, psicologia e urologia. Doutor Tomaz também enfatizou que a SESA tem buscado realizar palestras e vários programas que buscam levar mais saúde aos servidores.
Os doutores Tomaz de Aquino e Maurício Menezes agradeceram a importante visita da ASSEJUS e destacaram que “a entidade privilegia o diálogo e trabalha para o bem do servidor. A SESA tem interesse em colaborar para os servidores estarem bem de saúde.”
Ainda não é filiado à ASSEJUS?
Filie-se à entidade e tenha a maior rede de cobertura jurídica e de benefícios para servidores públicos.
Para formalizar sua filiação, basta procurar o setor de Cadastro da entidade no WhatsApp (61) 99968-7308 – opção 3, por e-mail: cadastro@assejus.org.br ou pelo telefone (61) 3103-7550.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb
Tiktok: https://www.tiktok.com/@assejus
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df
Flickr: https://www.flickr.com/photos/assejusdf
WhatsApp (ASSEJUS Notícias): https://whatsapp.com/channel/0029VaJ2cYGJf05cNq4mEH0n