A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS) foi convidada pela Federação Nacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União (FENAJUFE) para participar da XXIII Plenária Nacional da Federação, que será realizada nos dias 23 a 26 de novembro, no Hotel Sagres, em Belém/PA. O evento terá como anfitrião o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário dos Estados do Pará e Amapá (Sindjuf-PA/AP).
O evento, que reunirá os sindicatos de base da Federação e servidores de todo o Brasil, também irá debater assuntos como plano de cargos e salários, a situação das servidoras e servidores públicos do Brasil; plano de lutas; pautas remuneratórias, Teletrabalho, Auxílio-Saúde, entre outros.
Os servidores do Poder Judiciário da União (PJU) no Distrito Federal, em que pese a entidade sindical local estar desfiliada da Federação, não ficaram isolados. A entidade criou uma frente Pró-Fenajufe e possibilitou a participação de servidores cujos sindicatos estejam desfiliados a participarem dos eventos promovidos.
Para o presidente da ASSEJUS, Fernando Freitas, “é uma honra poder representar o DF neste grande evento porque as plenárias nacionais permitem que os servidores públicos do judiciário de diferentes partes do país participem ativamente e se engajem nas discussões e tomadas de decisão relacionadas à sua categoria. Isso promove a democracia interna e permite que as vozes de todos sejam ouvidas. Trata-se de uma oportunidade fundamental para a organização, mobilização e empoderamento dos servidores públicos do judiciário, e desempenha um papel significativo na promoção de seus interesses e direitos”.
Para o diretor de Administração da entidade, Alan Coelho, a unidade de todas categorias em prol das lutas dos servidores do Judiciário é uma obrigação. “Entidade que divide ou não atua pela União está a serviço do patrão e não dos trabalhadores. A divisão nos enfraquece, a unidade nos fortalece. Portanto, a ASSEJUS trabalhará sempre em harmonia e conclamamos que as entidades sindicais, em especial aqueles desfiliados, tenham responsabilidade com a unidade e retornem à Federação.
Sobre a Plenária
A plenária é a instância estatutária imediatamente inferior ao Congresso e ocorre ordinariamente uma vez ao ano e, extraordinariamente, quando convocada pela Diretoria Executiva. Nos anos em que há o Congresso, poderá ser dispensada a realização da Plenária Nacional, a critério da Diretoria Executiva.
Compete à Plenária Nacional deliberar sobre quaisquer matérias atribuídas por determinação do Congresso; implementar as deliberações do Congresso; regulamentar, quando necessário, as deliberações do Congresso; examinar e apresentar pareceres ao Congresso dos relatórios financeiros, prestações de contas e previsões orçamentárias apresentadas pela Diretoria Executiva; decidir sobre recursos interpostos às decisões da Diretoria, na forma do disposto no inciso III do Art. 6º do estatuto; convocar extraordinariamente o Congresso.
A Comissão Organizadora da Plenária Nacional em Belém é composta pelas coordenadoras Lucena Pacheco e Márcia Pissurno e pelos coordenadores Fabiano dos Santos, Manoel Gérson e Ribamar França.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb
TikTok: https://www.tiktok.com/@assejus
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df