Durante o evento, o presidente da entidade, Fernando Freitas, destacou a importância da união dos servidores contra as ameaças aos serviços públicos e contra medidas que visem a precarização da qualidade dos serviços prestados à sociedade
Nesta terça-feira (15/10), o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS), Fernando Freitas, participou de um ato na Câmara dos Deputados em defesa do serviço público, em resposta à Reforma Administrativa e à Portaria nº 5.127 do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). O evento, promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, reuniu diversas lideranças e trabalhadores do setor, que se mobilizaram contra as mudanças propostas que ameaçam a estrutura e a qualidade dos serviços públicos no Brasil.
Durante o ato, Fernando Freitas fez uma fala contundente, parabenizando os professores pelo seu dia e destacando a importância da resistência dos educadores contra projetos de desmonte da educação pública. “Uma data para ser lembrada para aqueles que resistiram nas universidades e escolas, contra o projeto de precarização do sistema educacional. Esses profissionais merecem o nosso parabéns hoje, pois são os verdadeiros heróis da nação, porque todos aqui passamos, certamente, pela divisão dos saberes feito pelos professores”, disse Freitas.
O presidente da ASSEJUS não poupou críticas à atual situação do serviço público, citando exemplos de precarização como o caso da saúde pública no Rio de Janeiro, onde a terceirização levou a graves consequências para a população. “O que vimos no resultado da terceirização foi um verdadeiro desmantelamento do serviço público. Precisamos de um serviço que priorize a vida e a qualidade, e não o lucro”, enfatizou.
A mobilização desta terça-feira, segundo Freitas, é uma resposta à crescente pressão sobre os serviços públicos, especialmente em um cenário de cortes orçamentários e privatizações. Ele alertou que a luta pela valorização do serviço público é uma luta por dignidade e eficiência, que impacta diretamente a vida da população. “Nosso grito deve ser só um: serviço público forte, de qualidade e gratuito. A tentativa de criar um cabide de empregos com a PEC 32 não pode prevalecer”, concluiu.
Freitas ainda fez posicionamento contrário ao projeto de residência jurídica implantado em alguns tribunais, para ele é mais uma tentativa de enfraquecer os serviços públicos e terceirizar atividades essenciais ao Estado. “A contratação de residentes é a terceirização disfarçada, não melhora em nada o judiciário, apenas inicia um processo de fragmentação. O que queremos é a recomposição e valorização do quadro de servidores do tribunais e órgãos do Ministério Público.”
Com a participação da ASSEJUS neste ato, a Associação reafirma seu compromisso em apoiar iniciativas que garantam a valorização dos servidores públicos e a qualidade dos serviços prestados à sociedade, em um momento em que o serviço público enfrenta desafios sem precedentes.
Ainda não é filiado à ASSEJUS?
Filie-se à entidade e fortaleça a entidade na luta e defesa dos direitos dos servidores do judiciário do DF.
Para formalizar sua filiação, basta procurar o setor de Cadastro da entidade no WhatsApp (61) 99968-7308 – opção 3, por e-mail: cadastro@assejus.org.br ou pelo telefone (61) 3103-7550.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS?
Faça seu cadastro no ”ASSEJUS Notícias”.
Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um ”olá” para confirmar.
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb
Tiktok: https://www.tiktok.com/@assejus
Facebook: https://www.facebook.com/Assejus
YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial
Twitter: https://twitter.com/assejus_df
Flickr: https://www.flickr.com/photos/assejusdf
WhatsApp (ASSEJUS Notícias): https://whatsapp.com/channel/0029VaJ2cYGJf05cNq4mEH0n